terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

A palavra aos comunistas ucranianos


Silenciado nas suas posiições sobre os conflitos internos no País, o Partido Comunista da Ucrânia dirigiu uma carta aberta a todos os ucranianos e à comunidade internacional
Nela avança com propostas que referimos abaixo mas caracterizando a situação
nas seguintes palavras



Queridos Camaradas

A Ucrânia entrou para a lista dos países afectados pelas "revoluções coloridas" . Ocorreu uma sucessão chocante massacres , vandalismos , motins e ataques a prédios do governo apareceram Das primeiras páginas dos meios de comunicação ocidentais .

Como parte dos confrontos incontáveis ​​centenas de manifestantes e forças de segurança ficaram gravemente feridos ,  levando à morte de vários manifestantes. Não se pode esquecer os sequestros em massa e violência política pelos elementos mais radicais .

Os recentes acontecimentos dissiparam o mito de que há na oposição na capital ucraniana entre um "regime criminoso " e " pacíficos dos Democratas Europeus. "

Na realidade , esses eventos vêm da luta entre clãs oligárquicos pelo poder na Ucrânia, e para o cargo presidencial em particular. Os acontecimentos actuais são um golpe.

Isto é confirmado pelas recentes acções da "oposição " que cria instituições paralelas de poder, e falando em nome das pessoas envolvidas em ações anti- constitucionais que alimentam o conflito na Ucrânia , forçando as autoridades a ir mais longe na repressão.

Atenção especial deve ser dada à crescente atividade de forças políticas neo- nazis e ultra- nacionalistas que fizeram a escolha de violência e ilegalidade , que causou o confronto e confrontos .

Estas organizações incluem , em particular " Spilna správa " ( Causa Comum ) , " Trizub " ( Trident), " UNA-UNSO ", " Lei do Setor ", " Svoboda ", etc .




O partido " Svoboda " ocupa um papel especial na escalada do conflito como um partido parlamentar no poder em algumas áreas do oeste - tem uma oportunidade real de continuar a sua política de subversão contra a ordem constitucional na Ucrânia.

Todas estas organizações estão unidos ideologicamente e seguir o exemplo de guerrilheiros ucranianos do nacional-socialismo alemão - Bandera e Shukhevych - repetindo os seus slogans.

Por exemplo, um slogan se tornou muito popular hoje em dia: "Glória à Ucrânia, Glória aos heróis !" foi de colaboradores ucranianos durante a Segunda Guerra Mundial, quando os habitantes   pacíficos polacos e ucranianos  eram massacrados na Ucrânia Ocidental.

O Partido Comunista da Ucrânia informou o mundo comunista , os trabalhadores e os movimentos de esquerda de vários actos de vandalismo , como quando os neo- nazis destruíram as estátuas de Lenin e os monumentos da era soviética, mas actua agora com vandalismo contra monumentos erguidos em homenagem aos heróis da luta contra o fascismo.

Ao mesmo tempo , está-se a tornar cada vez mais claro que a Ucrânia caiu em numa espiral de violência . Com o apoio da oposição por parte das potências ocidentais , incluindo alguns políticos da Europa Ocidental , que estão a alimentar de forma mais clara o conflito na Ucrânia.

Em paralelo , o Departamento de Estado dos EUA tem apelado repetidamente às autoridades ucranianas para negociar com a oposição, retirar as tropas de policiamento nas ruas de Kiev e permitir que a "oposição "  ocupe os prédios do governo , quando comentava as últimas leis "2anti-democráticos e ditatoriais " aprovadas pelo Parlamento ucraniano.

No entanto , essas leis combinam perfeitamente com os padrões das democracias ocidentais, são semelhantes à legislação em vigor nos Estados Unidos e na União Europeia .

Por exemplo, de acordo com as novas leis , as organizações públicas ucranianos financiadas do exterior, e tendo contribuído para a intensificação do conflito, terão de ser registados como agentes estrangeiros . Na lei dos EUA, este é o caso desde 1930. O parlamento ucraniano acaba inspirado na experiência americana .

Leis que proíbem manifestantes pacíficos de esconder seus rostos como existem na Europa .

Assim, a Alemanha criminalizou o uso de capacetes cobrindo o rosto, o uso de escudos durante as manifestações . Na França, os mesmos crimes são puníveis com 3 anos de prisão e uma multa de € 45.000.

Essa proibição está em vigor nos Estados Unidos , Canadá e outros países. Violar as leis sobre protestos pacíficos na Inglaterra equivale a uma penalidade de £ 5.000 e até dez anos de prisão nos Estados Unidos como na Inglaterra .

Nos Estados Unidos , bater ou agredir um policia pode levar de 3 a 10 anos de prisão. Na França, o bloqueio da rodovia , por qualquer motivo é proibido.

De alguma forma, os políticos ocidentais que expressam indignação e preocupação com a situação na Ucrânia , contra o " endurecimento " da legislação ucraniana - não se quer  lembrar desses factos .

Nestas circunstâncias , o Partido Comunista da Ucrânia acredita que a responsabilidade pela violência reside a ambos os líderes ucranianos , cujas ações forçaram o povo ucraniano a envolver-se em manifestações de massa , como líderes das chamadas organizações de "oposição" militantes nacionalistas de extrema-direita e políticos estrangeiros que empurram as pessoas para a " radicalização dos acontecimentos " e a " lutar até o fim" .



Estamos convencidos da justeza das iniciativas dos comunistas para um referendo na Ucrânia , cuja implementação seria eliminar as bases de protestos populares e permitir que o povo ucraniano decida o seu próprio destino.

O Partido Comunista da Ucrânia declara a necessidade de acabar com o uso da força , para garantir a não-interferência nos assuntos ucranianos por potências estrangeiras e seus representantes , incluindo a uma mesa de negociação.

Ao mesmo tempo , todas estas tentativas de criar estruturas paralelas  não constitucionais só pode reforçar a oposição e criar uma ameaça real da escalada do conflito se transformar numa guerra civil .

Parte da população apoia o governo ,  outra a auto-proclamada "oposição" , e isso só vai levar ao  inevitável da Ucrânia.


Nestas circunstâncias , o Partido Comunista da Ucrânia apresenta as segvuintes propostas concretas para resolver a situação:

- Convocar um referendo para decidir sobre a política económica externa da Ucrânia em termos de integração regional;

- Adoptar políticas de reformas , que eliminem a instituição presidencial e estabeleça uma república parlamentar , aumentando significativamente os direitos das comunidades locais;

- Aprovar uma nova lei eleitoral , fazendo regressar a representação proporcional para a eleição de deputados da Ucrânia;



- Aprovar a reforma judicial e introduzir a eleição dos juízes .

Aproveitamos esta oportunidade , para vos pedir que contribuam para a reconciliação na sociedade ucraniana por todos os meios possíveis para que sejam apoiadas estas nossas propostas e a fim de garantir a maior cobertura noticiosa possível da situação política actual na Ucrânia.
Pedimos que condenem as actividades extremistas, propaganda do fascismo , o nacionalismo e o neonazismo na Ucrânia , bem como a ingerência estrangeira nos assuntos internos da Ucrânia e qualquer escalada na violência que possa vir a ocorrer.

Para mais informação ligar para


Jean-Marie Chauvier, Euromaïdan ou a batalha da Ucrânia , 25/Janeiro/2014; 
Ucrânia: "que posição"? , 13/Dezembro/2013, publicado pela revistaPolítica (Bruxelas);  
e reproduzido em www.globalresearch.ca, que tem outras peças sobre a Ucrânia; 
OUN e a Alemanha nazi: referências, ver Le Monde Diplomatique , Agosto/2007 ;