A ACNUR fez chegar à Somália o primeiro avião com alim entos para os somalis. Generosa iniciativa? Não. A ONU há anos que conhece a pesca ilegal nas águas do país e os países que as realizam. Sabe quem são os países.
Reproduz-se aqui um link relativo a um documentário imperdível sobre o badalado assunto da pirataria nas águas internacionais da Somália (leste da África). Como sempre, a imprensa internacional oculta as motivações e a realidade dos fatos noticiados. Antes disso, trata de criar versões mentirosas e distorcidas sobre um país que vive há anos em pleno "estado de natureza", numa insólita situação hobbesiana, sem governo estabelecido, em guerra civil permanente, fome generalizada, centenas de milhares de refugiados, guerra de raças, etc.
Como se isso não bastasse, a Somália ainda é vítima da pesca ilegal de grandes companhias, mas sobretudo, mais recentemente, serve de depósito de lixo tóxico e nuclear de empresas europeias e asiáticas. Veja tudo isso em 23 minutos deste importante documentário. Ao final, você verá que o alcance geopolítico e econômico do caso somali alcança muitos e importantes interesses das esgotadas economias centrais.
http://www.youtube.com/watch?v=vtjm51I2NWQ&feature=share
terça-feira, 9 de agosto de 2011
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Obrigada por divulgares.
Somos tão pequenos e vivemos sem percebermos nada do que se passa à nossa volta. Que mundo é este...
Enviar um comentário