quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Os comunistas egípcios e a Revolução

Quando do início das grandes manifestações no Cairo e outras cidades egípcias, o PCE tornou pública a sua posição que aqui transcrevemos:


A hora da verdade aproxima-se. A hora em que o povo egípcio imporá a queda de Mubarak e a mudança do seu regime.
O regime da opressão vive os seus últimos momentos, sobretudo depois de os seus tutores dos Estados Unidos o terem largado, na sequência da Revolução popular que cresce em todas as cidades e regiões do Egipto.
As manifestações de hoje, que reuniram milhões de cidadãos gritando a palavra-de-ordem da partida de Mubarak, garantem o fracasso de todas os esquemas montados pelo ditador e pelo seu bando para liquidar a Revolução.
O acordo entre os diferentes partidos da oposição sobre a formação de um Comité de Salvação Pública, tendo o aval das massas populares, nomeadamente dos manifestantes, é um ponto decisivo para realizar as reivindicações políticas, económicas e sociais colocadas pela Revolução.
Eis porque insistimos nas reivindicações essenciais aceites por todas as forças patrióticas representadas no Parlamente popular constituído:

1- Impor a queda de Mubarak e formar um Conselho presidencial para um período bem determinado.
2- Formar um governo de aliança que ficará encarregado da direcção do país durante este período transitório.
3- Apelar à formação de uma Assembleia Constituinte eleita que terá como tarefa preparar uma nova Constituição baseada no princípio da soberania nacional e garantindo a alternância no quadro de um Estado laico, democrático e justo.
4- Julgar os responsáveis pelos massacres que fizeram centenas de mártires e milhares de feridos, assim como os responsáveis pela corrupção que roubaram as riquezas produzidas pelo povo egípcio.

Viva a Revolução do povo egípcio.
Cairo, 1 de Fevereiro de 2011

Partido Comunista Egípcio

Pode acompanhar as posições do Partido Comunista Egípcio em http://www.cpegypt.tk/

1 comentário:

Anónimo disse...

O Povo Egípcio está a dar ao mundo uma grande lição. Vamos ver até onde os deixarão voar...

Maria