domingo, 28 de junho de 2009

Golpe de estado nas Honduras: uma multidão exige libertação do Presidente Manuel Zelaya sequestrado por militares

O povo das Honduras está a mobilizar-se para a Casa Presidencial de Honduras, na capital, Tegucigalpa, que foi invadida por militares e afugentou com pedras 200 militares que a cercavam. Os militares foram para o aeroporto com o presidente.
Os populares gritavam "Traidores, devolvam-nos Mel (Manuel Zelaya).

A Casa Presidencial continua em poder dos militares. O canal de televisão e outros órgãos de comunicação social que não apoaram o golpe foram encerrados.

Os militares começaram o golpe cerca das 12 h (TMG) de hoje e o seu objectivo foi impedir a consulta popular que a Presidência ia promover para, a título consultivo, saber a opinião sobre a realização de uma reforma constitucional.

Os militares detiveram o Presidente, Manuel Zelaya, que estará preso na base aérea, informou o seu secretario pessoal, Enrique Reina, aos jornalistas presentes. "Militares levaram o presidente de sua casa para a forçaa aérea. Estamos a fazer a denuncia internacional”.
Algumas fontes referem que o Presidente poderá ter sido levado para a Costa Rica .
A Uniã europeia condenou o golpe mas os EUA ainda não se pronunciaram.

1 comentário:

migana disse...

Intolerável o que se está a passar nas Honduras. De novo as forças reacionárias a impor pela força o que não conseguem de outra forma.
O povo das honduras tem de ser apoiado nesta luta.
Vamos ver que posição será tomada pelos Estados Unidos. Vamos ver...