terça-feira, 30 de junho de 2009

Presidentes da Argentina e do Equador e o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos acompanham Zelaya no regresso às Honduras


O presidente pediu ao povo e ao exército para o esperarem no aeroporto na 6ª feira. Zelaya será acompanhado pelos presidentes da Argentina, Cristina Kirchner, do Equador, Rafael Correa, e pelo Secretário-Geral da OEA, José Miguel Insuza.

Enquanto isso, a Assembleia Geral da ONU aprovou, por unanimidade e aclamação, uma resolução cujo texto foi apresentado por Antigua e Barbados, Belice, Bolivia, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Nicaragua, República Dominicana, San Vicente e Granadinas, Brasil, Venezuela, Costa Rica, Perú, México, Chile, Uruguai, Argentina, Paraguai, República Árabe Siria, Estados Unidos, Canadá, Colômbia, Cabo Verde, Barbados, Guyana e Bosnia-Herzegovina.

Este processo foi o terceiro com resultado semelhante na América Latina. Antes aconteceu com alterações constitucionais equivalentes em que os presidentes Hugo Chávez e Evo Morales enfrentaram e derrotaram, com o povo nas ruas em massa, tentativas de golpes de Estado. Desses acontecimentos receberam mais força para realizar essas alterações que incluíram também importantes direitos, que estão a ser concretizados, em relação aos trtabalhadores, camponeses e comunidades indígenas.

Sem comentários: