sexta-feira, 19 de junho de 2009

O estado de graça da humildade

Humildade vem do Latim humus que significa "filhos da terra". Refere-se à qualidade daqueles que se não tentam projectar sobre as outras pessoas, nem mostrar serem superiores a elas. A Humildade é a virtude que dá o sentimento exacto da nossa fraqueza, modéstia, respeito, pobreza, reverência e submissão. Por humilde também se pode entender a personalidade que assume seus deveres, obrigações, erros e culpas sem resistência. Assim, se pode dizer que a pessoa ou indivíduo "assume humildemente" (Wikipédia).
Há dias, ao cair da tarde ouviu-se em S. Bento, antes da entrevista da SIC, a oração dos que pretendem alcançar a humildade, composta por Santa Teresinha:

Ó Jesus, estando Vós sobre a terra, dissestes: "Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para a vossa alma." Ó poderoso Monarca dos Céus, a minha alma acha o seu repouso contemplando-Vos revestido das aparências e da natureza de escravo, abaixando-Vos até lavar os pés aos Vossos discípulos. Recordo, ó Jesus, as palavras que, para me ensinardes a humildade, pronunciastes nessa ocasião: "Eu vos dei o exemplo, para que, assim como eu vos fiz, assim vós também façais. Não é o discípulo maior do que o seu mestre... Se sabeis estas coisas, bem-aventurados se as praticardes".
Senhor, eu compreendo estas palavras saídas do Vosso coração, manso e humilde, e quero praticá-las, ajudada pela Vossa divina graça. Quero humilhar-me e sujeitar a minha vontade à de minhas irmãzinhas, sem nunca contradizê-las, sem investigar se têm ou não sobre mim direito de mandar.
Ninguém, meu Deus, tinha este direito sobre Vós, e todavia obedecestes, não só à Santíssima Virgem e a São José, mas até aos Vossos algozes! E na Santa Eucaristia pondes o cúmulo ao Vosso aniquilamento.
Com que humildade, ó Divino Rei da glória, obedeceis a todos os sacerdotes, fervorosos ou tíbios no Vosso divino serviço! Eles podem apressar ou retardar a hora do sacrifício, e Vós estais sempre pronto a descer do Céu.
Ó meu bom Jesus, como Vos mostrais manso e humilde debaixo do véu da hóstia imaculada!
Ah! não poderíeis Vos humilhar demais para me ensinar a humildade! Para corresponder, pois, ao Vosso amor, quero colocar-me no último lugar e partilhar Convosco as humilhações, afim de ter parte Convosco no reino dos Céus. Suplico-Vos, Divino Jesus, me mandeis uma humilhação toda vez que ousar elevar-me sobre os outros.
Mas oh! como sou fraca; de manhã proponho ser humilde, e à noite reconheço ter pecado por orgulho.
Vendo-me tal, sou tentada a desanimar, mas sei que também o desânimo é orgulho. Portanto, quero fundar a minha esperança somente em Vós, meu Deus.
E já que Vós sois todo poderoso, concedei-me esta virtude, muito desejada. E para que eu seja atendido, repetirei:
"Jesus, manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao Vosso!"

Não sei quantos milhares de vezes o teve que repetir, mas com o desenrolar da entrevista percebeu-se que a graça lhe tinha sido concedida.

Mas antes da Wikipedia, Rubellus Petrinus também dissera:

Humildade é contemplar a Natureza, observar a sua evolução e reconhecer que somos incapazes de compreendê-la, de segui-la e de imitá-la.
Humildade é sentirmo-nos incapazes de compreender o que os Grandes Mestres nos legaram sobre a Arte, reconhecer e aceitar a nossa incapacidade de algumas vezes não conseguirmos entendê-lo.
Mas como o ser humano não é perfeito nem sempre reconhece a Humildade
.


Nos próximos quatro meses são esperadas novas e surpreendentes revelações. Não perca o próximo episódio.

Sem comentários: