quarta-feira, 17 de junho de 2009

Homenagem ao Professor Mira Fernandes


Terminaram hoje no Instituto Superior Técnico as comemorações da vida e obra de um dos maiores matemáticos portugueses do início do século 20, Aureliano Mira Fernandes, iniciadas em 2008, no cinquentenário da sua morte, Durante o dia decorreu a conferência “Mira Fernandes e a sua época” e de tarde foi a vez da mesa redonda com testemunhos dos seus antigos alunos e a sessão de encerramento "Prof. Mira Fernandes: Comemorações da Sua Vida e Obra”.
Grande figura da cultura portuguesa, aliava à sua formação científica um espírito erudito e de investigador.
Foi considerado um dos maiores matemáticos contemporâneos.
Mira Fernandes fundou a Junta de Investigação Matemática em 1943 e foi Professor
Catedrático do Instituto Superior Técnico por mais de 40 anos. Participou na fundação da Sociedade Portuguesa de Matemática – foi o primeiro presidente da sua Assembleia Geral –,ao lado de Pedro José da Cunha, Presidente da Direcção, António Aniceto Monteiro, Secretário-Geral, e António Ferreira de Macedo, que viria a ser afastado em 1947 do IST por razões políticas.
Publicou trabalhos sobre Mecânica, Análise, Geometria Diferencial, Cálculo Diferencial Absoluto e fez investigação noutros domínios da Matemática. O matemático obteve o Doutoramento na Universidade de Coimbra em 1911 com a classificação máxima de M. B. (20 valores), com uma dissertação intitulada “Theorias de Galois /I/ Elementos da theoria dos grupos de substituições”, primeiro trabalho apresentado em Portugal sobre a teoria de Galois. Foram seus discípulos diversos matemáticos que fizeram parte da geração que nas décadas de 1930 e 1940revolucionaram a matemática em Portugal, como Bento de Jesus Caraça e Duarte Pacheco. Jubilou-se aos 70 anos de idade em 1955 e faleceu em Lisboa em 1958.
As comemorações foram organizadas pela Universidade Técnica de Lisboa e pela Sociedade Portuguesa de Matemática, que contaram com o apoio de várias organizações. A Fundação Calouste Gulbenkian está a proceder à edição da obra científica de Mira Fernandes, os CTT lançaram um selo comemorativo e a Câmara Municipal de Mértola descerrou uma lápide na Avenida Mira Fernandes, em Mértola, concelho onde o matemático nasceu, em Minas de S. Domingos.

Sem comentários: