domingo, 5 de abril de 2015

No dia em que decidi morrer


Ou, para ser mais preciso, na noite.
Morfeu  travestiu-se de piranha e dou com ela em cima do peito, ar guloso e óculos que lhe davam um ar mais sociável.

- Vamos comer-te. Disse, sem qualquer intencionalidade erótica.
- Vais quê?
- Vamos…
E apontou-me para outros membros da sua tribo, de cores irisadas que me cobriam o corpo. É uma decisão que já te ultrapassou. E deitou-me para dentro da banheira…
- Até vais poupar nos serviços do cangalheiro e do cemitério…
- Obrigado mas há muito decidi ser cremado e as minhas cinzas largadas ali para o Cabo da Roca…
- Poeta até ao fim! Não te agrada ser transfigurado em nós, que seremos comidas por uns quaisquer outros peixarrões, e estes por pinguins, que farão as delícias a umas orcas de sonoridades estranhas e, por aí fora? Até conhecerias novos lugares…
- Mas este ainda não é o meu  tempo…Há tanta coisa por fazer…
- Não te sobrevalorizes. Os cavacos, coelhos, portas e luísas já estão na apanha de tomate. Outros na cadeia. Até o Espírito Santo lá está. As tribos da minha família trataram disso Os netanyhaus, hollandes e obamas, os príncipes sauditas e os grupos terroristas que criaram, dos talibans ao estado islâmico, agora com os ramos africanos da Al-Qaeda, estão na reeducação de adultos da Cúria Romana, sob a monitorização firme do Papa Francisco. O fmi, o banco mundial e o bce passaram a ser dirigidos pelos países mais pequenos…
- Mas preciso de consultar a família!!! E os amigos, caramba. Chega de pressas!
Outra das bichas lá me trouxe um nokia. Com todos falei. Amargurados e chateados, ficaram de beicinho. Que isso não se faz de pé para a mão - ambos, aliás, partes do  corpo onde as piranhas já estavam ferradas sem vontade de perderem o seu naco. Tentaram rever a inevitabilidade da coisa. Não faltaram os cenários alternativos. A todos convenci.
- Agora vou para outra. Reencontramo-nos lá em cima. Ou ainda cá por baixo. Não deixem de olhar bem nos olhos dos animai. Posso estar transfigurado neles.
Virei-me para a piranha que registara tudo no tablet.
- Estou pronto, mas tenho direito a uma última vontade.
- Será cumprida, assim manda a deontologia das tribos dos characidae. Que mandas?
- Quero assistir a tudo mas para isso deixem para último lugar os olhos, o cérebro e o coração. E tu ficas nomeada Directora-Geral da Degustação.
- Obrigada. Registarei tudo para memória futura. Boa viagem!

Foram rápidas. Quando do lugar do corpo restava um adormecimento insensível, e  já me tinham levado os olhos e o negro se instalara, vi uma luz lá ao fundo e o ouvido, que se fora, registou o som dos saltos altos da vizinha de cima. Procedi a apalpações várias e tudo estava no sítio.
Quando tentei contar o sonho ao pequeno almoço, levei uma corrida em osso.

Sem comentários: