domingo, 20 de maio de 2012

Timor-Leste: dez anos de independência e algumas memórias

A passagem dos 10 anos da independência de Timor-Leste recorda-me a viagem que lá fiz em Maio de 2000, integrando uma delegação de todos os partidos da CML que aí foi proceder à inauguração de uma série de equipamentos construídos com a solidariedade de todos os trabalhadores da CML.
Aí revi  Mari Alkatiri,dirigente da Fretilin, o maior partido timorense, o dirigente que me pareceu  ser o mais qualificado para a situação do novo país. Viria a ser 1º Ministro mas os entendimentos de Xanana e Horta com sectores ligados a interesses estrangeiros que visavam a produção de petróleo provocaram divisões que geraram novos e graves conflitos
Ficam aqui  palavras dev Alkatiri ditas ao Público e RTP-1 e editadas no dia de hoje.

"Não há uma linha estratégica para o país e para o combate à pobreza"
"Dez anos depois o país continua sem azimute. Vive numa solução de facilitismo com base no dinheiro fácil do petróleo e sem um plano claro de desenvolvimento"
" Em vez de se semear o dinheiro do petróleo, está-se a enterrar o dinheiro em projectos megalómanos feitos por estrangeiros que levam o dinheiro para fora do país"
"Por cada dólar investido, 70 cêntimos vão para fora. Dos 30 cêntimos que ficam, só beneficiam 20% da população. E os pobres ficam cada vez mais pobres"
"A única transparência que existe aqui é a da corrupção que é evidente para todos". 

Delegação CML com cooperantes e GNR


Com a mascote do batalhão no heliporto




No heliporto das montanhas e entregando
mochilas a estudantes fruto solidariedade
da J. Freguesia de Carnide



Com o administrador até à independência,
Sérgio Vieira de Mello


Na inauguração dos equipamentos

3 comentários:

Anónimo disse...

Outros tempos...
Boas e belas recordações...
M.
:))

Anónimo disse...

Saudades do tempo da solidariedade...

Maria

António Abreu disse...

A solidariedade está em nós quando esclarecida, despida de piedades semelhantes às senhoras do Movimento Nacional Feminino e da convicção de que, por si só resolve os problemas...