domingo, 27 de maio de 2012

A "caserna dos zés"

Acordo com as galinhas. A vida nos corredores só se anima mais tarde com as rotações de enfermeiros, auxiliares e médicos. Começo as caminhadas do dia - são quatro que no conjunto perfazem os 4 km. Antes disso uns copos de água para adiar a fome. Acabo e tomo o meu pequeno almoço no quarto às sete. O pequeno almoço a sério só virá pelas nove. Até lá, leio,vejo notícias na net e vou ao duche.
Antes das nove já os meus companheiros do internamento de cardiologia se sentam à volta da mesa  das refeições e as conversas e a boa disposição vão-se soltando. Nenhum de nós está ali por boas razões mas isso não se nota.
O quarto em frente ao meu é a "caserna dos zés": em quatro camas três são zés. Eles assim o alcunharam. Também lá está o Ilídio, do Porto, que erradamente não foi enviado para S. João. Não tem família e assim os amigos  não o vêm visitar. Depois temos o José Gerreiro, alentejano, conterrâneo da minha mãe, de S. dasMartinho das Amoreiras (Odemira). É o mais bem diposto. Um outro Zé é do Zambujal e um outro de Alcobaça. Doutro quarto junta-se ao grupo o António, também do concelho de Loures, o campeão dos aparelhos colocados em apoio do coração. Há quatro anos que caminha para Santa Maria. Toda a gente de Cardiologia o conhece e acarinha. Todos os restantes são gente de vida de trabalho com muitas estórias, na maior parte sobre outros temas que não a saúde (aqui  o grupo tem um extenso rol de operaçõe ao coração., próteses, pacemakers, by-passes e cateterismos qe acaba por dar motivo de conversa...).
Uma boa parte do dia é passada com eles.
Mas a hora mais esperada é a da visita da minha mulher, a Isabel, o grande pilar da nossa família, a mulher e o amor da minha vida.
A forma como somos tratados por todo o pessoal é de cinco estrelas e isso ajuda muito ao estado de espírito. Nenhum dos internados está acabrunhado e todos falam na vida a seguir. E arrasam a políitica deste e de anteriores governos...Agora vou ver o telejornal-.

8 comentários:

Anónimo disse...

Força e boa disposição. É FUNDAMENTAL!!!

Anónimo disse...

Ver o Telejornal,penso que não seja aconselhável a bem do seu coração.....
As melhoras,daqui do Café Novo Mundo de Sacavém

AlbinoCosta disse...

Vê se não te habituas ao bem bom do Stª Maria e sais daí depressa e com o coração a trabalhar direitinho, que a luta precisa de ti, da tua serenidade e da confiança que transmites, sejam quais forem as circunstâncias.
Um grande abraço.

Anónimo disse...

Força, António!
Quem tem coração grande não tem problemas!

Grande abraço
Jorge

Anónimo disse...

Força. Vá-nos dando notícias.
Virei cá visitá-lo

Julieta Ferreira

tito disse...

Fomos contemporâneos no movimento associativo e penso que estivémos juntos em Berlim em 1973.
Também passei por Sta Maria, onde fui campeão dos pneumotórax.
Um abraço ao Dr. Diogo e rápidas melhoras.
Tito Baptista Pereira

Graciete Rietsch disse...

Um grande abraço.

Graciete

António Abreu disse...

À Graciette, ao Tito, ao Albino, aos vários anónimos que aqui me expressaram desejos de melhoras, deixo o meu agradecimento.
Regressei já à vida normal. Obrigado a todos!