sexta-feira, 4 de novembro de 2011

A Cassiopeia, pela Orquestra Gulbenkian, dirigida por Simone Young e Pedro Carneiro como solista

Ontem à noite, no grande auditório da Fundação Gulbenkian, realizou-se um interessante concerto da Orquestra Gulbenkian, dirigida pela maestrina Simone Young.

O percussionista Pedro Carneiro, vencedor do prémio Gulbenkian Arte 2011, participou neste concerto e volta a participar hoje, actuando como solista na obra Cassiopeia de Toru Takemitsu.
Pedro Carneiro tem sido reconhecido mundialmente como um dos mais importantes e originais percussionistas da actualidade, tendo visto alguns dos seus trabalhos serem premiados, em particular a sua monografia de Iannis Xenakis, gravada em 2004, que foi classificada pela crítica da especialidade como uma obra de referência.

Cassiopeia, foi estreada em 1971, tendo como objectivo evidenciar o talento prodigioso do percussionista japonês Stomu Yamashita. Então como agora, parte do que torna Cassiopeia uma obra intimidadora é a quantidade de instrumentos que o solista tem que dominar, ao todo 44. A disposição em palco busca a sua inspiração na forma em W da constelação Cassiopeia.

O espectáculo teve como outro momento alto um belo desempenho da Orquestra, dirigido de forma exemplar por Simone Young, em "Poema Divino", sinfonia do russo Alexander Scriabin.

Sem comentários: