quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Atenção ao risco de confronto no Mar Amarelo, envolvendo as duas Coreias e os EUA!

Recordemos que na Guerra da Coreia, entre 1950 e 1953, morreram 3,5 milhões de pessoas. Dum lado a Coreia do Norte, do outro a Coreia do Sul e os EUA.
Os acontecimentos que rodearam os exercícios navais da Coreia do Sul a 12km da costa da Coreia do Norte, de há dois dias são graves e têm antecedentes. Têm por detrás mais de meio século de conflitos, provocações e tentativas de as converter numa "retaliação maior" contra a Coreia do Norte.

Silenciando tal facto, há dois dias "o governo sul-coreano reconheceu que estava a realizar exercícios navais na zona, garantindo que os seus tiros foram realizados para ocidente e não para norte, sem ter atingido o país vizinho."
À margem da declaração de Seul, importa sublinhar que a "zona" tem fronteiras entre os dois países que a Coreia do Norte nunca aceitou porque, como muitas outras coisas, a guerra de 1950/53 acabou sem um tratado de paz e, portanto, várias disputas mantêm-se vivas.
Aquilo que um dos países declara ser a sua fronteira com o outro não é reconhecida por ele. E é nesse espaço que o Sul faz exercícios navais como se as coordenadas dos disparos fossem aceites como boas por ambos os países...O mapa ao lado permite verificar a proximidade desta ilha(número 3) de Yeonpyeong (12 km) com a costa da Coreia do Norte, distância bem menor do que a separa da costa da Coreia do Sul. A ilha está preparada para ser um rastilho de iniciativas militares e já o foi em 1999 e 2002.
A Coreia do Norte acusou entretanto a iniciativa de disparos à Coreia do Sul.
No dia a seguir à NATO ter decidido alargar o seu campo de acção a novos horizontes...
A coisa começa a clarificar-se mais...
Duas grandes potências estão particularmente atentas. A China apela a atitudes que reduzam a preocupação com a situação. não apoia nem condena a Coreia do Norte. Os EUA e a troika europeia, sua aliada na NATO (Alemanha, França e Inglaterra), acusam a Coreia do Norte da atitude beligerante, apoiam-na. Os EUA, ontem consideravam "demasiado cedo" mobilizar para uma "resposta" os seus 28 mil homens na Coreia. Hoje já anunciam para domingo novas manobras navais na zona com forças norte-americanas e da Coreia do Sul.
A coisa continua a clarificar-se perigosamente...

Nota final - Sendo altamente improvável que na nossa comunicação social as posições norte-coreanas sejam referidas de forma imparcial, será útil acompanharmos a restante informação com os despachos da respectiva agência  noticiosa.

1 comentário:

Roberto disse...

O que não foi divulgado foi que a Coréia do Sul teria atirado antes, parte de uma “exercício militar”.

Outra coisa que poucos sabem é que o proprio Estados Unidos ajudou a Coreia do Norte a fabricar a bomba construindo reatores para esta, através do Donald Rumsfeld. Lembra dele, o rei do Tamiflu? A beligerância nuclear da Coreia do Norte foi uma criação quase que exclusivamente do governo dos EUA em que eles armaram o estado stalinista tanto direta como indiretamente através de distribuidores globais de armas sob o seu controle, nomeadamente o Dr. Abdul Qadeer Khan, conhecido também como AQ Khan. Enquanto rotularam a Coreia do Norte como parte do “eixo do mal”, o governo americano entusiasticamente financiou cada etapa de seu programa de armas nucleares.

http://blog.antinovaordemmundial.com/2010/11/conflito-entre-as-coreias-ou-como-os-eua-ajudaram-a-coreia-do-norte-a-obter-a-bomba-atomica/