segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Saramago emociona-se ao falar com ex-refém das Farc







16 de Fevereiro de 2009, 16:24

O Nobel de Literatura 1998, José Saramago, falou emocionado nesta segunda-feira com o colombiano Sigifredo López, recentemente libertado pela guerrilha das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), após quase sete anos de cativeiro, e de ter citado o seu caso no romance "Ensaio sobre a Cegueira".
"Espero que, além da alegria de ter recuperado a sua liberdade e de poder continuar a viver com a sua família, possamos conhecer-nos para que eu possa abraçá-lo, apertá-lo nos meus braços", disse Saramago a López por telefone através do canal de televisão RCN de Bogotá.
Em 5 de Fevereiro, depois de recuperar a liberdade, López comparou um dos personagem do livro do escritor à senadora colombiana Piedad Córdoba, que negociou com as FARC a sua libertação e a de cinco outros reféns.
"Quando eu nem pensava que isso pudesse acontecer, ele fez esta referência a”Ensaio sobre a Cegueira”, e isso tocou-me no coração, na alma, em tudo, e a verdade é que não pude fazer mais nada além de desabafar com a minha mulher", lembrou Saramago sobre o momento em que viveu.
O escritor disse que a alusão que Lopez fez à sua obra o reconforta. "Quando isso aconteceu, senti justificada a minha existência como pessoa e como escritor", destacou.
Saramago afirmou que se um dia for à Colômbia ( “e com certeza iremos”), vamos encontrar-nos com Sigifredo e com essa mulher extraordinária que se chama Piedad. "Espero que isto aconteça e, para mim e para a minha mulher, será um prazer enorme", concluiu.

Sem comentários: