terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Conferência subordinada ao tema O Movimento Comunista no Século XX por Domenico Losurdo




Na próxima quinta-feira 26 de Fevereiro às 17,30 h., no auditório B 104 do ISCTE (edifício novo, entrada pela av. Prof. Aníbal de Bettencourt) o filósofo marxista italiano Domenico Losurdo, director do Instituto de Ciências Filosóficas e Pedagógicas da Universidade de Urbino, Itália, profere esta conferência.

Nascido em 1941 nos arredores de Bari, é actualmente Professor catedrático da Universidade de Urbino e Presidente da Sociedade Internacional Hegel.
Um dos principais campos de investigação de Domenico Losurdo situa-se na reconstrução da história política da filosofia clássica alemã, de Kant a Marx, tendo ainda dedicado ensaios a Nietzsche e Heidegger.
Mais recentemente dedicou-se a uma leitura crítica da tradição liberal e das origens ideológicas do fascismo e do nazismo, na sua relação com as tradições coloniais e imperialistas.
A mais recente das suas obras, Stalin. Storia e critica di una leggenda nera, suscitou intenso debate e o comentário elogioso, entre outros, de Gianni Vatimo: “Graças aos documentos e citações presentes no livro conseguimos entender como Stalin foi sobrevalorizado por muitíssimos estadistas, como Churchill e De Gasperi e filósofos como B. Croce, que sempre olharam Stalin com respeito, simpatia e mesmo admiração”.

Obras recentes
Il Revisionismo Storico. Problemi e Miti. 1996.
Hegel e la Germania. 1997.
Antonio Gramsci dal Liberalismo al "Comunismo Critico". 1997.
Hegel, Marx e a Tradição Liberal. Liberdade, Igualdade, Estado. Editora Unesp, 1998.
L’Ipocondria dell’Impolitico. La Critica di Hegel Ieri e Oggi. 2001.
Nietzsche, il Rebelle Aristocratico. Torino, 2002.
Democracia e Bonapartismo. Editora UNESP, 2004.
Fuga da História? A Revolução Russa e a Revolução Chinesa Vistas de Hoje. Editora Revan, 2004.
Contra-História do Liberalismo. Aparecida, SP: Idéias & Letras, 2006, Publicado em italiano em 2005 como Controstoria del Liberalismo.Domenico Losurdo

Sem comentários: