terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Peete Seeger








Pete Seeger foi um cantor norte-americano que me (nos) acompanhou toda a vida e que esteve presente em muitas das nossas lutas.
Os portugueses que puderam viram-no ao vivo em 1983 num Pavilhão dos Desportos cheio e entusiasta. Mas foram muitos mais os que o conheceram nos discos, nos convívios de combate. Não foi possível acertar datas para ele estar na Festa do Avante!
Autor de "If I had a hammer", e divulgador da música popular de raiz norte-americana, foi o grande responsável de da expansão no seu país da música folk. Popularizou também, adaptando-o a símbolo de luta, um gospel de outro autor, "We shall overcome", bem como cantou com frequência canções de luta de outros países.
Ele esteve presente em todas as grandes lutas e causas. Contra os nazis e o McCarthismo, que o perseguiu, contra a utilização da energia nuclear e a defesa do ambiente, esteve ao lado de Luther King e foi activista dos direitos cívicos dos negros norte-americanos e contra a guerra conduzida pelo seu país no Vietname, Laos e Cambodja, contra o bloqueio a Cuba, e mais recentemente contra as intervenções em vários países árabes.

1 comentário:

Filipa disse...

Ficam as memórias e as saudades, do cantor e do lutador.