domingo, 3 de fevereiro de 2013

Paco Ibáñez: reencontro em Lisboa


Esta noite , no grande auditório da Gulbenkian, um grande cantor, que conheci  pessoalmente nos anos 60 em Lisboa, voltou a encantar-nos com as suas canções.

Com a sua voz inconfundível, Paco Ibáñez cantou quarenta canções de grandes poetas espanhóis e latino-americanos. Jorge Manrique, Pablo Neruda, Alfonsina Storni, Rubén Diario, Nicolás Guyillén, Queveda, Góngora, Garcia Lorca, Yupanki, Rafael Alberti e outros escreveram essas canções, que Paco cantou, com a colaboração dos músicos César Stroscio (acordeão), Gorka Benitez (saxofone) e Mário Mas (guitarrista).
Canções da vida e da morte, do amor e do combate anti-fascista e anti-imperialista. Várias delas do novo disco "Paco Ibáñez canta os poetas latino-americanos", que inclui alguns temas anteriores como "Soldadito Boliviano" (Guillén e Brecht) ou Canción de ginete" (Lorca).

Luís Cília, um dos amigos portugueses de sempre, lá estava e viu uma canção sua ser cantada (Sou barco abandonado, na praia ao pé do mar,...). Ia buscá-lo e lamentou-se-me que na sala só estava gente da nossa geração. Ele não terá visto mas havia lá um número razoável de jovens.

Sem comentários: