sábado, 4 de setembro de 2010

Casa Pia: feita justiça

A sentença ontem lida pelo colectivo de juízes que presidiu a este tribunal, não constituindo ainda uma reparação integral dos jovens vítimas dos abusos e da forma como a defesa dos arguidos usou o processo para os levar ainda mais ao fundo, é uma primeira vitória destes jovens, da justiça, com males às costas que a têm denegrido, da firmeza de juízes e procuradores do ministério público.
E um sinal de alento para o país.
Claro que os arguidos se queixam do que a mediatização deste caso os fez sofrer. É seu direito.
Não se compreende é que não falem das vidas destes jovens que não nasceram num berço de ouro. Nem que, face à deliberação do tribunal, o tenham insultado para além de fazerem paralelismos despropositados com os tribunais plenários ou os métodos da PIDE. É vergonhoso que o tenham feito e a tentativa de desonra de quem, de facto, sofreu esse passado.
Esta questão cristalizou muito as opiniões públicas. E mesmo ao escrever estas linhas posso perder algumas amizades. Como muitos outros não quis contribuir para a introdução de "ruídos" neste processo. Mas agora não me calarão a opinião.
Esta foi uma luta dos que tinham muito contra os que nada tinham. Que fez mossa em juízes e jornalistas que não quiseram vergar às pressões poderosas para não cumprirem o seu papel e a personalidades que deram a cara pelos mais fracos. Os jovens e todos eles nos merecem uma alta consideração.
É certo que este tipo de organização pedófila já vem da antiguidade, praticou-se no fascismo em áreas do poder, onde foi tolerada. Mas o mundo andou muito na consideração dos direitos de homens e mulheres.
Hoje a pedofilia é um crime grave e é suposto os seres humanos terem os mesmos direitos.

3 comentários:

migana disse...

Este é o sentimento que tenho desde a primeira Festa, ainda na FIL, um dos seus maiores "segredos" e atrativos...
:))

Anónimo disse...

NÃO SE PERDEM AMIGOS POR SE DIZER O QUE SE SENTE OU PENSA.
MAS, SE SE PERDEREM TAMBÉM NÃO ERAM AMIGOS, NÃO FAZEM FALTA.
POUCOS MAS BONS!!! DIZ O POVO E, ISTO É SABEDORIA.
SOBRE ESTE ASSUNTO O MAIS GRAVE É QUE ESTAS ATROCIDADES NUNCA SERÃO DEVIDAMENTE REPARADAS, MAS DO MAL O MENOS HOUVE ALGUMA JUSTIÇA, POIS AS VERDADEIRAS VITIMAS (AS CRIANÇAS) SERÃO SEMPRE UMA PEDRA NO SAPAPTO DE ALGUNS SENHORES AGORA CONDENADOS.

Anónimo disse...

'Amigos' desse calibre,não os quero ter!!!
Mas,temos q reconhecer q faltam outros,OUTROS q,desde q a poeira foi atirada para o ar desapareceram misteriosamente...
Os média são uma palhaçada q por estarem em mãos privadas ,obviamente não vão escarnecer da própria classe.Pq não apareceram as vitimas na judite de sousa? e sim um a cu sado?E o q é isso da Maçonaria e Opus Dei serem sociedades secretas?temos aqui ETAs?Num regime pretensamente democrático