domingo, 15 de julho de 2012

O processo de Bolonha e os Relvas em que vamos tropeçando


Situações como a de Relvas em matéria de cursos "fáceis" poderemos encontrar numa parte de dirigentes de vários partidos, mas não em todos.
Basta alguns jornalistas porem-se a caminho...
Esta situação desgraçada decorre dos interesses desta camada que tem ocupado o poder e carece de um título contrafeito, e apareceu embrulhada com papel colorido quando da decisão que fez entrar Bolonha nas nossas Universidades.
Da promoção de Bolonha faziam parte as uniformizações e equivalências, a mobilidade no espaço europeu e outras bandeiras que também aqui se revelaram como promessas não cumpridas.
Antes, em regime de permuta de favores, a obtenção de cursos fáceis, como aconteceu com Relvas e não só, já era praticada nalgumas universidades privadas. A transferência das concepções mercantilistas de Bolonha para o seio do Ensino, vai permiti-los progressivamente nas universidades públicas. E tanto mais quanto o sub-financiamento do Estado o faz cair numa máquina de "produtos educativos".
Tratemos da árvore mas também da floresta...

1 comentário:

Anónimo disse...

Numa sociedade em que tudo se compra, casos como estes e alguns bem mais escondidos, bem menos mediaticos são fáceis de encontrar.