quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Manda a Alemanha...

A reunião de ontem dos dirigentes europeus foi orientada pela vontade da Alemanha.
A redução da dívida grega faz os estados canalizarem para a banca dinheiro que, como noutras alturas, servirá para cobrir dívida pública grega de que não será ressarcida, dando cobertura às operações especulativas que a banca decidiu fazer. E é claro, quem vai pagar são os contribuintes.
Resta saber o que vai a banca fazer com esse dinheiro...Vai emprestá-lo para investimentos que relancem as economias e o emprego? A que juros? Quem vai monitorizar essas aplicações?
De crescimento e emprego continua a falar-se pouco também no nosso país. A proposta do Orçamento do Estado para 2012 é disso bom exemplo. Mas, para além de consagrar as mal feitorias que têm vindo a ser anunciadas aos bochechos, ultrapassando as próprias orientações do memorando da troika, neste orçamento estão claramente inflaccionadas as perspectivas de receitas em relação às despesas, o que deixa antever lá para meados do próximo ano que novas medidas de austeridade serão lançadas.
Este curso previsível do governo de direita encontrará pela frente a luta organizada dos portugueses a todos os níveis da sociedade e a greve geral de 24 de Novembro é um momento importante dessa luta que continuará.

1 comentário:

Maria disse...

Como me dói saber que o nosso dinheiro vai mais uma vez engordar a banca.
Gordos nasceram, alguns, gordos irão morrer. E nós, que cá estejamos para os ver partir.