terça-feira, 11 de outubro de 2011

Quartetos de Cordas de Chostakovitch, na Gulbenkian, pelo Quarteto Borodin

O Quarteto de Borodin leva 65 anos de existência, dedicada a vários compositores, particularmente Dmitri Chostakovich, que com ele trabalhou durante anos.
O Quarteto está a apresentar em cinco dias a integral dos 15 concertos para cordas deste genial compositor russo.
Tivemos a oportunidade de assitir hoje ao segundo concerto e ficamos maravilhados. Aproveite e tente obter bilhetes para amanhã ou para 12, 16 ou 17.
Na separata do Publico dedicado à temporada a decorrer na FCG, Teresa Cascudo hipertrofia os problemas que Chostakovitch defrontou com o poder soviético antes e depois da guerra insistindo numa tese que é a de contrapor as sinfonias aos quartetos, contrapondo duas realidades como se o autor tivesse tido uma vida dupla: beneficiar da execução de sinfonias que colheram grande apoio popular para lhe ser possível o intimismo da música de câmara. É uma visão grosseira da obra de Chostakovitch que, nem nesta separata nem no programa (texto sem autoria identificada) ,tem uma apreciação do conjunto da obra do autor.
Saldo muito positivo.
Insisto: vão ver e ouvir

1 comentário:

Ana Alves Miguel disse...

E no próximo Abril também de Dmitri Chostakovich a "Sinfonia n.º 7, op. 60, Leninegrado" no mesmo local!
Até lá alguns dos concertos anunciados com os solistas são de entrada gratuita: o próximo é a 14/10, 21h30 com duas peças dos compositores DChostakovich e PITchaikovsky.