quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Os crimes de guerra da NATO na Líbia e a responsabilidade dos intelectuais

Em matéria de crimes de guerra na Líbia, os partidários de Kadhafi têm sido disso acusados. Mas não se encontra referência nos grandes mídia internacionais aos factos que jornalistas e mídia não acarneirados têm revelado quer quanto às consequências dos bombardeamentos da NATO, quer quanto aos massacres cometidos pelas hordas dos chamados "rebeldes", onde se destaca a Al Qaeda e uma certa marginalidade, cujas curtas declarações às cadeias de TV deixam prever actos sanguinários já cometidos e outros em preparação.


As populações essas fugiram ou fecham-se em casa. A guerra civil só é vista de uma das trincheiras. Jornalistas pouco audases entregam-se a sessões de fotografia a eles próprios e a grupos que actuam como comediantes em supostas cenas de guerra. Afastados das cenas de guerra têm estado esses jornalistas.

A NATO os seus apoiantes e os grandes mídia são autênticos criminosos de guerra. A conquista da Líbia e do seu petróleo, o novo surto colonialista na África e Médio Oriente não têm nada a ver com direitos humanos. Países com mais taras dirigentes, como os reinos sauditas, não atraem o "humanismo" dos States.

Não é a defesa do regime de Kadhafi nem do seu programático livro verde que nos move mas sim a perda de referências no que respeita a regras universais de relacionamento entre povos e estados, a passagem da convivência pacífica à agressão permanente.

Lamento que muitos intelectuais estejam remetidos para o tratamento das suas vidinhas , vergados ou cúmplices com os crimes de guerra e de civilização que estão em curso, não apenas na Líbia. Face à barbárie impõe-se não que a intelectualidade alinhe com este ou aquele partido, solução ou modelo mas sim que tenha os olhos abertos, que exerça com a responsabilidade de outros momentos da história uma atitude independente que convide à reflexão e denúncia, bens decisivos para os seus concidadãos.
 
O seu silêncio é ensurdecedor!

1 comentário:

Anónimo disse...

Concordo plenamente!
Deixo-lhe "um pouco de barulho" bem a propósito.Espero que goste.
http://youtu.be/lLJW0FrQlAM

Francisca