quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Cinecoa - um arranque promissor

O 1º Festival Internacional de Cinema de Foz Côa (CINECOA) começa hoje e termina no próximo dia 2.

Segundo os organizadores, a primeira edição do festival é uma verdadeira celebração do vasto território que é o Douro Superior, com a exibição de mais de 20 filmes, 10 dos quais rodados na região.

CINECOA destina-se a ser uma manifestação cinematográfica de projecção internacional e concentrará este ano a sua programação em filmes portugueses de grande qualidade, dos primórdios do cinema aos nossos dias.

Manoel de Oliveira e António Reis juntam-se assim a outras figuras incontornáveis da literatura portuguesa, como Miguel Torga, Teixeira de Pascoaes e Guerra Junqueiro que sublimemente invocaram este território mágico e inspirador, e que aqui queremos homenagear através da exibição das suas obras.

No futuro, um dos principais intuitos do festival é promover encontros com protagonistas reconhecidos de várias áreas: cineastas, músicos, escritores, arquitectos, historiadores – e abrir a discussão sobre temáticas que digam respeito à criação artística e às políticas culturais, como pólos de reflexão, desenvolvimento e aprendizagem.

Várias personalidades marcarão presença na primeira edição do CINECOA: a actriz Ludivine Sagnier e o cineasta e argumentista Jacques Fieschi a quem oferecemos cartas brancas para a escolha de filmes; o pianista Bernardo Sassetti e a cantora Filipa Pais que interpretarão música ao vivo durante a projecção do clássico português Maria do Mar de Leitão de Barros.

A ideia de partida para o festival é clara: permitir a todos os públicos um contacto directo com as mais diversificadas cinematografias do mundo e promover o cinema e o seu património no âmbito contemporâneo.

Sem comentários: