segunda-feira, 13 de junho de 2011

"Stalin: História crítica de uma lenda negra", de Domenico Losurdo

No próximo dia 15, 4ª f, às 189 h, é apresentado em Lisboa este livro de Domenico Losurdo, director da Faculdade de Educação da Universidade de Urbino.
Com a presença do autor, intervirão neste acto João Arsénio Nunes, professor associado do CEHC-IUL e o escritor e jornalista Miguel Urbano Rodrigues.
A sessão é organizada pelo CEHC e apoiada pela FCT.
A apresentação decorrerá no Auditório Afonso de Barros, na aula autónoma do ISCTE.

Stalin, por Picasso, 1952
Nascido em 1941 nos arredores de Bari, Domenico Losurdo é actualmente Director da Faculdade de Educação da Universidade de Urbino e Presidente da Sociedade Internacional Hegel de Filosofia Dialéctica.


Um dos seus principais campos de investigação situa-se na reconstrução da história política da filosofia clássica alemã, de Kant a Marx, tendo ainda dedicado ensaios a Nietzsche e Heidegger.
Mais recentemente dedicou-se a uma leitura crítica da tradição liberal e das origens ideológicas do fascismo e do nazismo, na sua relação com as tradições coloniais e imperialistas.

De sua autoria, estão publicadas em português as seguintes obras: Hegel, Marx e a tradição liberal (Unesp, 1988); Democracia ou bonapartismo (Unesp, 2004); Fuga da História: a revolução russa e a revolução chinesa vistas de hoje (Revan, 2004); Contra-história do liberalismo (Idéias & Letras, 2006); Liberalismo: entre civilização e barbárie (Anita Garibaldi, 2006); Antonio Gramsci: do liberalismo ao “comunismo crítico” (Revan, 2006); A linguagem do império. Léxico da ideologia estadunidense (Boitempo, 2007); Nietzsche, o rebelde aristocrata (Revan, 2009).                                        

3 comentários:

Anónimo disse...

Não tenho passado pelo Antreus tanto como desejo, contudo fui relembrado ao ler o post da simpática "anamar"e por saber-te o seu pai espiritual no simpático blogue onde te presta uma espécie de homenagem.
Gostei de aqui passar. Força, António.
Abraço
Sérgio

Anónimo disse...

Obrigado por lembrares.
Gosto muito de Domenico L.
Será de certeza um excelente momento cultural.

Gabriela

Anónimo disse...

Gostaria de adquirir o livro sobre Stalin, mas ainda não o vi à venda.

Peço-lhe para me informar onde poderei adquiri-lo.

Grata

Anita