quinta-feira, 16 de junho de 2011

Oposição nas Honduras promove iniciativas políticas

A Frente Nacional de Resistência Popular e Manuel Zelaya, presidente derrubado pelo golpe de Estado de 28 de Junho de 2009, e regressado do exílio há dias, convocaram para o próximo dia 26 de Junho, na capital, Tegucigalpa, uma assembleia geral da resistência.

O ex-presidente de Honduras Manuel Zelaya e a resistência reuniram-se durante dois dias no norte do país, em Tocoia,  para discutir "a importância que tem para o país uma Constituição" e convocaram uma assembleia da resistência popular para o dia 26 de Junho, informou neste domingo um assessor do presidente derrubado.

Zelaya, que desde ontem se encontra no departamento de Colón, "também está a promover o que seria uma frente ampla política", dentro da Frente Nacional de Resistência Popular (FNRP), no qual participam setores de diferentes ideologias, explicou seu assessor Rasel Tomei.
Tomei disse neste domingo que "a concentração  em Tocoa foi grande, com milhares de hondurenhos procedentes de diferentes regiões do país".
O assessor acrescentou que Zelaya também se  deve reunir com dirigentes do Movimento Unificado Camponês do Aguán (Muca), que exige terras ao Governo.

A situação no departamento onde Zelaya está,  tornou-se muito conflituosa por  nos últimos dois anos seguranças privados terem reprimido a ocupação de fazendas por centenas de camponeses. Os confrontos armados deixaram mais de 20 de mortos.

Sem comentários: