quarta-feira, 21 de março de 2012

Todos os dias novas razões para uma grande greve geral

Dar continuidade às desvalorizações internas (quebras de salários e pensões) impostas aos países com dificuldades é um erro que contraria a competitividade e gera a recessão profunda, falências, desemprego e mais pobreza.
Octávio Teixeira defende hoje na sua crónica semanal no Jornal de Negócios que se traduzisse uma "caixa" de uma peça sobre estas experiências que integra, contraditòriamente, o relatório da missão do FMI que recomendou o novo pacote de resgate à Grécia que os gregos tão vivamente têm contestado.

Também ontem fonte oficial   nos permitiu ficar a saber que em Portugal, o deficite do Estado (por  aí fiquemos) durante Fevereiro, triplicarta em relação a período homólogo do ano passado.
No que respeita às quebras nas receitas isso decorre essencialmente de menores impostos cobrados à actividade produtiva que se reduziu significativamente. E poderá servir de pretextyo a mais uma opção criminosa como a que se prepara com a privatização dos Esteiros Navais de Viana do Castelo.
No que respeita ao aumento das despesas, dizer como Marcelo Rebelo de Sousa ou Miguel Frasquilho que ela se não repetirá noutros períodos ignora que vão existir, sim, infelizmente, novas elevadas despesas como as que decorrem de uma importante subida das taxas de juros e vendas de obrigações.
Por seu lado, Seguro declarou-se admirado com a subida da despesa do Estado, atribuindo isso a um genérico" descontrolo em vez de sublinhar causas como o aumento das despesas sociais (só o subsídio de desemprego subiu 18% no período referido...). Estará Seguro a preparar nova campanha contra as "gorduras" do Estado que gerariam novas ameaças a emprego e direitos sociais básicos como a Saúde e a Educação?

Para os que consideram "inevitáveis" os sucessivos pacotes de austeridade, importa não deixar de salientar que tais pacotes estão a gerar os efeitos contrários aos que "justificaram" o seu lançamento
Faz todo o sentido, pois, a greve geral de amanhã.

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu estou em GREVE.
Quem não defende os seus direitos nunca os verá defendidos!!