quinta-feira, 16 de junho de 2011

Um padre na revolta do leite, na Madeira, em 1936

No próximo dia 20 realiza-se no auditório da Universidade da Madeira o lançamento do livro "A revolta do leite", de João Abel Freitas, que terá como fonte um escrito do Padre César Teixeira da Fonte, relatório da sua prisão pela antecessora da PIDE, a PVDE em  1936.
Conheci Teixeira da Fonte no final dos anos 50 quando ia à casa paroquial de S. Sebastião receber verbas de solidariedade com a minha família pelo meu pai estar preso.
Dezenas de anos mais tarde um seu sobrinho, o historiador António Aragão, confiou-me uma cópia desse escrito. Tentei publicá-la, em vão. Há uns meses propus ao Padre Agostinho Jardim Gonçalves que, por via da Igreja, ele pudesse ser dado à estampa. Remeteu-me para o João Abel Freitas, de um grupo de amigos da Madeira a que estavam ligados, que tinha outra cópia sobre a qual estaria a trabalhar.
É, por isso, com muita satisfação que vejo este livro aparecer.
O Padre Teixeira da Fonte foi preso após a revolução da farinha e do leite na Madeira e, depois, regressou à freguesia do Faial, para logo depois ser colocado na paróquia de S. Sebastião, em Lisboa, onde o viria a conhecer. Aí tinha autorização para dizer missa mas n ão para fazer sermões, disse-me o sobrinho.
Como escreveu, não era um revolucionário. Foi preso quando tentava apaziguar os revoltosos. Mas o que sofreu na cadeia e depois, fez dele um anti-fascista, um apoiante dos oprimidos e dos presos políticos.
Parabéns ao João Abel Freitas e à Colibri por esta iniciativa que é, também, uma parte empolgante da nossa história.

Sem comentários: