sábado, 21 de março de 2015

A Líbia “libertada de Kadhafi” para servir de base de treinos do Estado Islâmico (pois claro!)


Segundo o “Publico de hoje”

Tunisinos estiveram na Líbia.Foi em campos do autoproclamado Estado Islâmico na Líbia que os terroristas tunisinos que mataram 22 pessoas em Tunes na quarta-feira, em nome do EI, receberam treino militar.
Os dois homens, disse o secretário de Estado da Segurança, Rafik Chelly, saíram clandestinamente da Tunísia e regressaram em Dezembro do ano passado.Chelly admitiu que há, no país, varias células jihadistas adormecidas, formadas por antigos combatentes e prontas para entrarem em acção, realizando atentados. Yassine Labidi e Hatem Khachnaoui, os dois terroristas que foram mortos pela polícia, explicou, fariam parte de uma dessas células.
“Sabemos que eles podem realizar operações a qualquer momento, mas temos que reunir provas para podermos realizar detenções”, disse o secretário de Estado, adiantando que estão identificados vários campos de treino do Estado Islâmico na Líbia para onde são levados jovens combatentes tunisinos. Há um em Bangazi, disse, e outro na cidade costeira de Derna, uma praça-forte jihadista na Líbia.
A influência do Estado Islâmico cresce e são cada vez mais os tunisinos que atravessam a fronteira, para se juntar ao grupo.Yassine Labidi e Hatem Khachnaoui fizeram esse caminho e, em Dezembro, fizeram o caminho inverso. A irmã de Khachnaoui — que foi detida na sua casa perto da fronteira com a Argélia, onde a actividade jihadista é cada vez maior — disse à polícia que o irmão terá estado a combater no Iraque depois de ter recebido treino na Líbia.”

Sem comentários: