quinta-feira, 24 de junho de 2010

O grande abafador


Queixam-se muitos realizadores de cinema portugueses que õ Sr. Antunes João, da ZON é o grande "abafador" do cinema português. Fazem-no recorrendo à imagem da almofada que abafa.

O que me suscita uma outra imagem, a do abafador dos berlindes, e da sensação que sentia quando os meus bilas, ao saltitar entre as três covinhas, eram expropriados por um de nós, que se queria destacar do bando recorrendo a algumas regras semelhantes às do mercado. Não do Chile, onde nos íamos abastecer, mas duma coisa invisível em que se tornou a troca de animais na terra da minha mãe. Uns tinham muitas cores. Outros tinham uma particularidade que constituía para nós, aprendizes da vida, um selo de garantia que permitia o "abafar". Outros ainda eram, pura e simplesmente, fora do vulgar, o que obrigava a um esforço litigante que só tinha eficácia definitiva se puxássemos de um "papa-mundo" para defender o nosso património, ganho com o sacrifício de súplicas aos nossos pais mas recompensado quando na tabacaria, no caso o Ti Manel, abria os sacos e nos oferecia uma vista maravilhosa de cores e brilhos.

Vem isto não totalmente a propósito, de um texto publicado hoje no Público por um conjunto significativo de bons realizadores portugueses.

Queixam-se eles, e o que vemos nas salas de cinema, parece comprová-lo, que a concentração nas mãos da Lusomundo/PT/ZON, da propriedade do "essencial do património do cinema português contemporâneo e antigo", fazendo-o desaparecer das salas. Depois de terem ido a festivais, sido estreados em,Portugal e , editados em DVDs, mostrados em eventos diversos noutros países ou passados nos canais de TV. E de que o FICA (Fundo de Investimento do Cinema) apesar de só deter 3o% do capital domina o jogo todo destre Fundo para impôr produções pimba...
Queixam-se ainda que membros do governo e a Direcção do Instituto de Cinema e Audiovisual, têm conhecimento deste processo mas não querem dificultar a vida ao referido grupo.
Queixam-se finalmente de que o mesmo grupo viabiliza a invasão de produtos norte-americanos de baixa-qualidade e inviabiliza a intervenção de outros distribuidores, nomeadamente do cinema independente.

Para que o abafador não fique na sombra, aqui o apresentamos, apesar de algumas perplexidades que tal olhar nos suscita.

Segundo a ZON, "Desde 2003 é gestor global dos Canais Lusomundo e responsável pela totalidade das operações da Lusomundo Audiovisuais, nomeadamente nas vertentes de distribuição de cinema e Home Vídeo Durante a sua actividade profissional tem sido responsável pela selecção, aquisição e programação de uma grande variedade de obras, nomeadamente filmes, documentários, animação, séries."

Sem comentários: