segunda-feira, 28 de junho de 2010

O despertar político global e a nova ordem mundial, de Andrew Gavin Marshall



Andrew Gavin Marshall que, com Michel Chossudovski, publicou há dias"A crise económica global - a grande depressão do séc. XXI", apresenta agora na Global Research uma série de 3 artigos a que chamou "A Revolução Tecnológica e o futuro da Liberdade".


Neste primeiro artigo, do passado dia 24, Marshall propõe-nos observar a situação contraditória decorrente dessa revolução: por um lado a humanidade nunca esteve tão atenta às questões do poder, da exploração, do imperialismo e da dominação mas, por outro lado, nunca as elites transnacionais globais estiveram tão capazes de imporem um sistema verdadeiramente global de despotismo científico e opressão política. O autor confessa estar cheio de esperança mas pressionado pela urgência. Para ele, em toda a história humana nunca o potencial e a repercussão das acções humanas foi tão monumental como nos nossos dias.
Sustenta que os indivíduos têm o despertar global ao seu alcance no que respeita aos acontecimentos mas também quanto a si próprios.
A população do mundo nunca foi tão grande e as élites, hoje mais que no passado, procuram dominar populações que cada vez mais estão conscientes das desigualdades, da guerra, da pobreza, da exploração, do desrespeito, do imperialismo e da dominação. Por isso, nesta condição humana histórica e única , trabalham para instalar o caos organizado das crises económicas, a guerra e a rápida institucionalização de uma ditadura baseada na ciência.
O autor remata, dizendo que a nossa esperança é o medo dessas elites e o nosso medo é a única esperança delas.
Pode encontrar aqui o artigo na íntegra.

Sem comentários: