quarta-feira, 9 de junho de 2010

A grande depressão do séc. XXI

Michel Chossudovsky e Gavin Andrew Marshall publicaram há dias este livro na Glçobal Research, cuja capa original reproduzimos na coluna da direita.

Na introdução os autores salientam

"A crise económica é acompanhada por um processo de militarização do mundo inteiro, uma "guerra sem fronteiras" liderada pelos Estados Unidos da América e pelos seus aliados da NATO.

A condução de uma "guerra" longa pelo Pentágono

está intimamente relacionada com a reestruturação da economia. O colapso dos mercados financeiros no período 2008/9 foi resultado de fraude institucionalizada e manipulação financeira. Os apoios aplicados às instituições da Wall Street (bank bailouts) traduziram-se na maior transferência de riqueza em dinheiro da História e criaram, simultâneamente, uma dívida pública inultrapassável.

Com a deterioração dos padrões de vida a nível mundial e a queda das despesas dos consumidores, toda a estrutura das trocas comerciais internacionais passou a estar em perigo.

O sistema de pagamentos de transacções em dinheiro foi afectado. Após o aumento do desemprego, interrompe-se o pagamento dos salários, o que provoca por um lado uma queda das despesas em bens de consumo e em seviços de primeira necessidade.

Esta queda drástica do poder de compra sabota o sistema produtivo e daí resultam novos despedimentos, encerramentos de unidades produtivas e falências.

Agravada pelo congelamento do crédito, a queda da procura do consumidor contribui para a desmobilização dos recursos humanos e materiais".

Sem comentários: