terça-feira, 14 de outubro de 2008

Europa Film Treasures – revisitar os tesouros do cinema

Os tesouros do cinema guardados pelos grandes arquivos europeus estão finalmente disponíveis na web.

Mais de 30 cinematecas e arquivos europeus uniram-se num projceto e criaram um site, o Europa Film Treasures, que traz 53 filmes inéditos e raros, produzidos entre 1898 e 1970, restaurados, sonorizados e disponíveis com legendas em espanhol, inglês, francês, italiano e alemão. Os filmes vêm acompanhados de fichas e textos explicativos, escritos por especialistas e historiadores de cinema. A visualização é gratuita, com boa definição em tela cheia, mas os filmes não podem ser copiados no computador.

Essas imagens resistiram ao teste do tempo graças aos esforços de cinematecas que conservam uma grande parte da memória do mundo em imagens, embora seja provável que mais de 70% das filmagens durante os primeiros cinquenta anos de cinema esteja definitivamente perdida.
As principais cinematecas europeias há muito que se dedicam à descoberta destes tesouros através de inúmeras iniciativas, individuais ou colectivos. Porque cada arquivo tem um repositório de jóias raras deste cinema pouco conhecido. Tal como os exploradores do tempo passado, fazem todos os esforços para localizar, recuperar, conservar esses achados frágeis adormecidos nos quatro cantos da Europa. O Europa Film Treasures é uma nova janela sobre esse trabalho meticuloso e apaixonado. Em contacto com os titulares dos respectivos direitos (quando conhecidos) e os fiéis depositários, pode encontrar neste site alguns exemplos destes preciosos filmes vindos de todo o mundo, mas conservados na Europa.

Abrange todos os géneros e todas as épocas da comédia à ficção científica, do western à animação, do erótico ao etnológico. O site promete ser permanentemente enriquecido com novas contribuições: filmes, documentos, entrevistas, programação, e em poucas semanas, todas as informações e os filmes estarão disponibilizados em cinco línguas. Utilize este site para ir ao encontro dos arquivos europeus, porque sem eles este cinema já não existiria.

www.europafilmtreasures.eu

Sem comentários: