sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Crise financeira aumenta vendas de "O Capital"


BERLIM, 16 OUT (ANSA) – A actual crise financeira global está a gerar na Alemanha um grande aumento das vendas do livro "O Capital", escrito pelo filósofo Karl Marx em 1867 para analisar o modo de produção capitalista.

Marx está novamente na moda", disse ao jornal Neue Ruhr Zeitung, Joern Schuetrumpf, responsável pela editora berlinense Karl-Dietz, que publica as obras de Marx e Friedrich Engels em alemão.

As vendas do primeiro volume da obra, explicou Schuetrumpf, triplicaram desde 2005, saltando de 500 para 1.500 cópias. Para o mês de Dezembro, a editora espera um aumento ainda maior da procura, testemunhando o facto de que na Alemanha a teoria do filósofo, segundo o qual o capitalismo em excesso acabe por se autodestruir, está mais actual do que nunca.

O próprio governo alemão pode ter contribuído para o boom de Marx nas livrarias, já que no final do último mês de Setembro o ministro das finanças alemão, Peer Steinbrueck, declarou ao jornal Der Spiegel que " apesar de tudo, algumas partes da teoria marxista não estavam assim tão erradas".(ANSA)

Sem comentários: