segunda-feira, 16 de junho de 2008

Um amigo na campanha de Obama


4. Sobre o processo eleitoral


1. ELEIÇÕES INDIRECTAS

As eleições presidenciais são indirectas. No próximo dia 4 de Novembro não se vai eleger o Presidente, mas um Colégio Eleitoral que, posteriormente, elegerá o Presidente dos EUA.


2. TRADIÇÃO


É uma tradição que se mantem desde que, em 1789, Washington foi eleito Presidente. Em 1783 tinha sido assinado, pela Inglaterra e pelos EUA, o Tratado de Paz de Paris.


3. COLÉGIO ELEITORAL

Neste Colégio Eleitoral (composto por 538 delegados) estão representantes de todos os 50 Estados e da capital, District of Columbia, também conhecido por Washington DC.


4. DELEGADOS NO COLÉGIO ELEITORAL POR ESTADO


A representação de cada Estado é proporcional ao número de habitantes respectivo.


5. ESTADOS AZUIS E VERMELHOS E SWING STATES

Tradicionalmente, há Estados que votam, quase sempre, ou no nomeado pelo Partido Democrático, ou no nomeado pelo Partido Republicano.

Chamam-se Azuis os que votam "democrata" e Vermelhos os que votam "republicano".

Aos Estados que, umas vezes têm uma maioria, outras vezes outra, chamam-se os Swing States.

Se analisarmos apenas as eleições de 2000 e 2004, em que foi eleito Bush (contra Al Gore em 2000 e contra John Kerry em 2004), podemos considerar que há 20 Estados Azuis, 29 Vermelhos e 2 Swing States (Iwoa e New Hampshire).

A tradição tem sido esta, com algumas excepções: Johnson (1964), Nixon (1972), Reagan (1980 e 1984), Bush pai (1988) e Bill Clinton (1996).


6. A IMPORTÂNCIA DAS SONDAGENS DA CNN DE ONTEM, 15 DE JUNHO DE 2008


Estas sondagens vêem confirmar outras que têm sido divulgadas.

Estamos perante a possibilidade de uma alteração profunda do mapa eleitoral americano.

Por força da situação em que se vive (Iraque, crise económica e de valores, etc.), mas também por causa das características dos dois candidatos principais (Obama e McCain), um e outro não sendo "candidatos tradicionais" dos respectivos Partidos, ambos podendo recolher votos no centro e, inclusivamente, nos campos adversos.


7. OS "NOVOS" SWING STATES


Tendo em conta os resultados publicados pela CNN, estamos perante o seguinte cenário :

Estados "Azuis": 15, representando um total de 190 votos no Colégio Eleitoral.

Estados "Vermelhos": 24, representando um total de 194 votos no Colégio Eleitoral.Swing States: 12, representando um total de 154 votos no Colégio Eleitoral.

Isto é, já não se trata de saber quem ganha Ohio ou a Florida, como aconteceu em 2000 e 2004.


Agora há, pelo menos, 12 Estados em que Obama (ou McCain) podem ganhar: Colorado, Florida, Iowa, Michigan, Minnesota, Missouri, Nevada, New Hampshire, Ohio, Pennsylvania, Virginia e Wisconsin!

8. CAMPANHA NACIONAL

Como vos disse, pela primeira vez na história das eleições americanas, a candidatura Obama está a trabalhar (com equipas profissionais e voluntários) em todos os Estados.

A principal tarefa, nos próximos meses, é inscrever o maior número possível de novos eleitores. Esta questão é decisiva porque há 3 ou 4 dezenas de milhões de pessoas que têm capacidade eleitoral mas nem sequer estão inscritas nos cadernos!!! Durante as Primárias as candidaturas de Obama e Clinton conseguiram inscrever mais 3 milhões e meio de novos eleitores...

Outro objectivo que tem sido conseguido é o de mobilizar os jovens que, tradicionalmente, não votam. A política, aqui, é vista como um assunto dos ricos e dos velhos... Sabe-se que a juventude, principalmente universitária, tem participado cada vez mais neste processo eleitoral (a maioria esmagadora apoiando Obama, o fim da guerra e uma nova política energética e de saúde).

É pena não estar viva para lhe poder contar esta aventura, em troca das histórias, que sempre ouvia deliciado,

das lutas maçónicas do meu avô e do meu bisavô, do fim da monarquia, da vitória da República, de como sorrir mesmo na adversidade!

É pena que o meu pai não possa ler estes e-mails! Imagino as perguntas que me faria...

É pena que haja tanta ignorância neste país e que, tantas vezes, triunfe o medo.


Desta vez é a nossa vez!


Yes We Can!


Um abraço para todos,

fernando



PS: Sei que alguns de vós não partilham o meu entusiasmo (principalmente depois das declarações de Obama perante parte do lobby judeu). Não pensem que não partilho as vossas dúvidas e algumas das vossas certezas. Mas eu não resisto a entusiasmar-me, nem que seja para dar um passo, sabendo que há, ainda, longas estradas para percorrer...









Sem comentários: