sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Estes dias que são nossos, por António Abreu

A Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin), histórico partido de Timor-Leste, exortou na passada terça-feira o Governo e o primeiro-ministro Xanana Gusmão a “não ultrapassarem os limites da sua competência no sector” da Justiça.Após uma reunião da sua comissão política nacional, realizada na sequência da expulsão de magistrados estrangeiros de Timor, entre os quais se encontram sete portugueses, a Fretilin emitiu um comunicado em que afirma que o primeiro-ministro e o Governo não devem tomar decisões “que contribuam simplesmente para inibir os profissionais de Justiça e criar conflitos institucionais”O partido liderado por Mari Alkatiri, antigo primeiro-ministro, faz ainda um "veemente apelo ao Presidente da República no sentido de assumir as suas funções de garante da Constituição e do normal funcionamento dos órgãos de soberania e das instituições do Estado". A Fretilin, o único partido com representação parlamentar de oposição ao Governo de Xanana, exige também que o Parlamento "pare de pretender deliberar sobre questões" para as quais não tem competências, conforme previsto na Constituição do país.
  • Pires de Lima ensandeceu! Ou acha que tem graça. Sobre os apoios do Banco de Fomento às PMEs já disse que ele não vai fazer milagres...É a política que fazem mas também tais atitudes que confirmam que este governo já devia ter ido andando.
  • O Deutsch Bank,  o Carslile, e outras 4 empresas multinacionais que operaram em Portugal, levaram os lucros para o Luxemburgo e não pagaram os impostos devidos em Portugal. O governo tem aí campo para obter receitas adicionais para aplicar nas áreas sociais, salários e pensões em 2015.
  • Mário de Carvalho lançou ontem um livro que não é apenas mais um porque é muito diferente. Ontem cerca de uma centena de amigos e leitores estiveram no lançamento. Rui Zink fez uma muito bem elaborada apresentação do livro com o bom-humor que lhe é característico. O editor Manuel Alberto Valente sublinhou que não teve dúvidas há ano e meio quando MdC lhe expôs a idéia de ser um livro diferente e lhe respondeu "Avance!". O autor, referindo que é o mais premiado em Portugal, referiu que os media querem ignorá-lo devido às suas posições polítcas e ideológicas...´
  • Os russos vêm Aí! É o regresso à sátira norte-americana contra os que alimentavam a guerra fria com medos despropositados. Desta vez foram os nossos F-16 que interceptaram um bombardeiro fora da zona aérea nacional (vai até aos 10 mil m, enquanto o avião iria nos 15 mil. E depois a Marinha reconduziu um navio hidrográfico russo para fora da nossa ZEE. Então o Sr. Ministro não nos fala  das centenas de atravessamentos feitos nestas áreas por países da NATO? E que o seu gabinete não viu importância em assinalar...Será que a Rússia já não é "país amigo"? E se já não é quem o decretou? O nosso parlamento? o nosso governo? E quem nos resta como "amigos"? Os países da NATO?
  • O presidente do BIC, Fernando Ulrich, disse estar de acordo com o PCP em que o BES fosse nacionalizado. A vêr vamos o que o homem quiz dizer com isso...




Sem comentários: