Invulgar por assistirmos ao desempenho de uma maestrina que é, simultâneamente soprano nalgumas das peças interpretadas, 3 áreas de Mozart, a "Djamila Boupachà" (a solo), de Luigi Nono e os "Mistérios do Macabro", de György Ligeti.
O concerto abriu com o entusiasmo da abertura da ópera "La gazza ladra" de Rossini, para dar lugar à agitação e esperança das áreas, continuando pelo concerto de homenagem à tradição folclórica romena, "Concert Românesc"e concluindo com a "Polka do ,circo: para um jovem elefante".
Na segunda parte Barbara cantou de forma admirável, a "Djamila Boupachà", de L. Nono, que homenageia uma resistente anti-colonial argelina, a solo, e sem instrumentos. Seguiu-se um concerto de oito cordas a interpretar o Prelúdio e Scherzo, op.11, de Chostakovitch, que contem uma parte negra. No final uma parte da orquestra, interpreta com a voz de Barbara, os "Mistérios do Macabro", uma peça desvairada sob a forma de humor negro.
O concerto não agradou a toda a gente, Ao nosso lado, um conjunto de senhoras que tinham vindo desfilar os seus visons, abstinham-se de palmas e o cavalheiro que as acompanhava, disse a propósito de L. Nono, talvez por ter sido comunista, "Ah! Este ao menos já morreu"...
3 comentários:
COMO SOU ASSIDUA DA GULBENKIAN E TAMBÉM TENHO O MEU VISON, MAS SOU DE ESQUERDA, O QUE NADA TEM A VER COM VISONS, ALIÁS UMA COISA QUE, ERRADAMENTE, A DIREITA QUER CONFUNDIR AS PESSOAS.
CONSTATO COM TRISTEZA QUE ALGUMAS PESSOAS VÃO PASSEA-LOS, FAZ-ME LEMBRAR AQUELA PEÇA, QUEM SE LEMBRA?? "O VISON VOADOR"!!!.
AINDA BEM QUE GOSTARAM POIS FOI ALGO INESQUECIVEL O QUE SE PASSOU ONTEM NA GULBENKIAN.
DEIXO-LHE UMA OUTRA EXCELENTE INTERPRETAÇÃO DE BARBARA HANNIGAN.
http://youtu.be/zCq5YuVgy5E
Também assisti ao concerto, sendo que atrás de mim sentava-se um distinto casal muito interessado em comentar o cabelo escadeado da sra. Barbara Hannigan.
Quanto às peças de Ligeti e Nono penso que não são para ser ouvidas como uma ária de Mozart, mas creio que é interessante sobretudo compreender as ideias que estão subjacentes neste tipo de obras
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