quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

José Afonso para sempre

José Afonso foi dos portugueses que se libertou da lei da morte e pode dizer-se que ele é um elemento da nossa identidade.
Mal amado por alguns, perseguido pelo fascismo, foi desde cedo um homem do seu povo.
O significado da sua música e da influência que teve na música e na sociedade portuguesas são fundamentais para compreender gerações, com formações diferentes mas com elementos comuns, identitários ao nível do carácter, da música de raiz popular, de inconformismo e do valor da liberdade.

Conheci o José Afonso em convívios do movimento estudantil em 69, 70 e 71, na margem sul em fogos de campo do movimento campista em 1972, no 3º Congresso da Oposição Democrática, em Aveiro em 1973, em cuja manifestação participou, no convívio do final de 1973 organizado pela CDE no Clube Atlético de Alvalade e depois do 25 de Abril na organização de múltiplos concertos integrados em campanhas políticas. Quando morreu, participava com cerca de vinte outros camaradas num curso de formação da escola do Partido. Interrompemos as aulas e assistimos todos, depois, na TV ao impressionante funeral realizado em Setúbal.








Sem comentários: