quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Wikileaks: questões por esclarecer

Na generalidade, as reacções de pessoas de esquerda às revelações contidas nos documentos difundidos pela Wikileaks, têm sido positivas.
De qualquer modo, importa estar atento às motivações enunciadas pelo próprio no início deste processo e o reduzido número de grandes meios de comunicação com quem a Wikileaks tem vindo a estabelecer parcerias para "trabalhar" a informação recebida - todos eles comprometidos com a desinformação sistemática que tem vindo a criar grande insatisfação em muita gente, curiosamente os que mais entusiastas parecem ser no apoio à Wikileaks.
No mundo em que vivemos sobem as paradas da contra-informação, a conspiração anti-ética e até o desejo de vir a controlar esse grande espaço de liberdade que se revelou ser a internet.
Para a mentira e a conspiração serem seguras e atingirem profundidade naturalmente que algumas verdades têm que ser reveladas. Estará a Wikileaks para a liberdade de informação como Obama esteve para o Yes, we can?
São ou não duas grandes operações para recuperar o descontentamento a favôr de um relançamento imperial de liberdades condicionadas.
Não estou certo disto mas sugiro outras abordagens como as de Michel Chossudovski e F. William Engdahl.

6 comentários:

José Rodrigues disse...

Estou inteiramente de acordo com o António Abreu.Estou a achar tudo muito fácil...oxalá isto não seja muita parra e pouca uva.Será que os senhores do Pentágono/CIA/FBI/indústria da morte andaram a dormir este tempo todo?Qual o papel do Tea Party?

Abraço

ALS disse...

Não seremos nós capazes de descortinar uma e outra coisa ou tem que existir previamente o beneplácito do Avante?

Quero lá saber do Obama ou do Assange, o que me importa é conhecer algumas coisas que de outro modo nunca aconteceria e retirar as minhas próprias conclusões, ou estarei a exigir muito?

António Abreu disse...

Uma releitura do meu post talvez o esclareça que se não pede o beneplácito de ninguém para lhe permitir pensar livremente.
Tão só aí encontra o convite,que aceitará ou não, a conhecer outras abordagens de um fenómeno que não apenas a que é servida urbi et orbi.
Boas Festas

Anónimo disse...

Para alem do acesso ao wikileaks - locupletem-se com ele, pois claro -, o que ajuda a confirmar muito do que ha que tempos sabemos, e a tornar mais credivel a outros que assim ja nao podem falar tanto da teoria da conspiracao (que, pelos vistos, a conspiracao existe mesmo), tambem nao e mau, como diz o Antonio Abreu, procurar ir mais adiante na compreensao dos processos que levaram a estes leaks.... Ajuda asubirmos degraus na nossa emancipacao propria.

Por outro lado, penso que ja e tempo de lancar para as costas os preconceitos pelos que pensam sempre nos comunistas com 7 pedras na mao - e nao e que pensam mesmo que so com o beneplacito do Avante e que o Antonio se pode exprimir... com franqueza, e para nao ser mais acintoso. E que nao vale a pena ir atras das provocacoes... mesmo quando apenas o sao objectivamente, subconscientemente! F Silva

Migana disse...

Conhecer a verdade não é o mesmo que saber a verdade e a "verdade" que tanto se procura nunca se encontra apenas numa fonte.
O Antonio Abreu tem toda a razão em alertar para que façamos leituras críticas da informação que nos chega.

Anónimo disse...

necessario verificar:)