segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Morales e o MAS têm nova vitória!


Com mais de 60 por cento dos votos, Evo Morales e o MAS venceram as eleições do domingo passado na Bolívia. Seguiu-se a Unidade Democrata com aproximadamente 18%, o Partido Democrata Cristão com 17%. Isto de acordo com os resultados iniciais referidos pelo Tribunal Supremo Eleitoral e as projecções da Agência IPSOS. O MAS ganha em todos os departamentos do país, excepto no departamento de Beni.  No departamento de Santa Cruz, Evo tem a  maioria com 49,9% seguido por Doria Medina, com 38% dos votos expressos.
130 deputados e 36 senadores foram escolhidos por um pouco mais de 6 milhões de eleitores e uma participação de mais de 80% dos cadernos eleitorais. Este resultado é maior do que o ganho esperado é  que é de cerca de 60%. Se mantiver esses dados poderia garantir a maioria absoluta na Assembleia multinacional da Bolívia.

Para esta eleição foi muito importante a participação eleitoral dos bolivianos residentes no exterior, com mais de 30 países onde se funcionaram mesas e mais de 7000 delegados eleitorais. Os eleitores inscritos no exterior chegaram aos 272 mil.

Sem comentários: