quarta-feira, 18 de junho de 2014

Ataques da policia francesa contra trabalhadores ferroviários em greve

A aplicação de uma futura lei do transporte ferroviário na França, foi criticada por centenas de manifestantes que se tentaram aproximar do edifício-sede do Parlamento francês, de forma pacífica, com bandeiras sindicais e dispararam foguetes; em apoio à greve actual no sector..

De facto, na terça-feira foi cumprida a primeira semana da greve dos trabalhadores ferroviários franceses, enquanto se espera um debate sobre o projecto de lei que regula o sector na câmara baixa do Parlamento.
A carga olicial
Este projecto de lei prevê a penhora do operador ferroviário SNCF, a rede francesa Rail (RFF), numa aliança que abriria a porta à concorrência. Os trabalhadores temem que a reforma signifique menos empregos e menos segurança no emprego.
Por sua parte, o Governo francês alega que a reforma é necessária para criar uma estrutura de transporte ferroviário mais forte, num momento em que a nação e outros países da Europa estão a preparar-se para uma liberalização dos transportes ferroviários em larga escala nos próximos anos.
Apesar das ameaças de greve prolongada pelas centrais sindicais, o secretário dos Transportes, Frédéric Cuvillier, anunciou que o governo do presidente François Hollande "está disposto a ir até o fim" com a reforma .
O governo francês pretende aprovar o projecto de reforma ferroviária, cujo principal objectivo é estabilizar a enorme dívida que a indústria tem, por cerca de 59000 milhões dólares, além de preparar a sua abertura total à concorrência.
adaptado de teleSUR-HispanTV-Telemetro/oja-MARL

Sem comentários: