terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Foi há 65 anos que os soviéticos venceram a batalha de Stalinegrado





A Rússia está a assinalar hoje os 65 anos sobre a batalha de Stalinegrado que em que terão morrido talvez 8oo mil pessoas - a maior parte dos quais habitantes da cidade que não deixaram essa batalha apenas para os seus militares - e de cuja defesa os soviéticos fizeram ponto de honra. Foram 817 dias de cerco pelas tropas nazis que ter,inaram com a rendição do general von Paulus e o que lhe restava do estado-maior.
O resultado desta batalha foi o ponto de viragem na guerra.
Inúmeras memórias persistem no local e na net. A estátua gigante Mãe-Pátria assinala o sacrifício e o heroismo dos combatentes.
Também hoje se assinalam os 63 anos da libertação de Aushwitz, a que o Vitor Dias faz referência no seu tempo das cerejas.

2 comentários:

samuel disse...

Quando lá estive, no festival da canção política de Sotchi, fui convidado a ficar mais uns dias depois do festival, para cantar noutras cidades, integrado como "artista convidado" num espectáculo de variedades que andava "na estrada".
Uma das cidades foi Stalingrado. A visita ao enorme espaço/jardim/monumento que foi concebido para homenagear as vítimas e heróis dessa batalha, foi um enorme soco no estômago, que não esquecerei facilmente.

Abraço

aferreira disse...

-Era bom é de muita necessidade para a compreensão do que foi a guerra a Leste que se fizesse um esforço no sentido de Editar ou voltar a reeditar Obras literárias Como O "Volga nasce na Europa" Estalinegrado Obra do comandante militar da frente do Don e Estalinegrado.sobre a batalha de Estalinegrado - Os Vivos o Os Mortos etc , etc estas obras desapareceram das livrarias ....Mistétio