terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Barroso dá mãozinha a Iushenko a propósito do gás...



Viktor Iushenko, que já ficara isolado na Ucrânia por causa do apoio à agressão da Geórgia à Ossétia do Sul e que defronta a vontade maioritária na Ucrânia de ser afastado das funções por ter criado o imbróglio da quebra do fornecimento do gás russo a vários países europeus, recebeu agora um apoio de Durão Barroso.
Lembro que a manobra do ainda presidente ucraniano de limitar o fornecimento do gás que atravessa a Ucrânia como chantagem para obter vantagens negociais foi desfeita com o acordo a que os dois primeiros-ministros russo e ucraniano, respectivamente Putin e Timoshenko chegaram para conter o aventureirismo de Iushenko.

Agora Barroso, que não terá gostado deste desfecho, prometeu uma conferência sobre a matéria lá para Março e permitir o acesso da Ucrânia ao acordo energético da CE.
Como se sabe, alguns países europeus querem recorrer ao alargamento do fornecimento de gás natural do norte de África, argumentando de que assim se libertariam do uso pela Rússia da "arma do fornecimento do gás".
Ainda e sempre a confrontação com a Rússia é objectivo estraégico de tigres de papel como o nosso ex-Primeiro, o tal que deu à sola quando o chamaram para Bruxelas. Com tais objectivos e tais protagonistas a "Europa" continua a ser um quadro institucional para alimentar a guerra das geo-estratégias...

Sem comentários: