segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Primeiro festival de cinema do Estoril chega ao fim, por anamar


O primeiro FESTIVAL de cinema do Estoril terminou! No ano anterior, o festival foi tímido… ano 0! Este ao sentiu-se o já grande clima de Festival que se adivinha em anos vindouros… Parabéns a Paulo Branco a quem Bertolucci apelidou de “ o piratinha mais
Charmoso do cinema europeu”….
“WILD FIELD” foi o filme russo vencedor, que não pude ver por mudança de horário.
O outro filme premiado foi “ INVOLUNTARY”. Interessante filme sueco com varias histórias passadas entre amigos vividas em situações limite.
Mas a grande surpresa de sábado foi a de Agnés Varda, que no alto dos seus joviais oitenta anos decidiu filmar a sua autobiografia de uma forma magistral: família, filmes, actores de preferência, a sua vida de amor com o grande realizador e actor Jacques Demy.
Regressa ás praias que fizeram parte da sua vida com humor e emoção, ao seu feminismo, ás suas viagens a Cuba, à China e aos EUA.
Agnés foi encorajada a partir para este legado através de algumas palavras do velho Montaigne “Dediquei (o meu livro) ao benefício particular dos meus familiares e amigos: a fim de que, ao perder-me (o que poderá acontecer-lhes em breve), possam aqui encontrar alguns esboços das minhas condições e humores, e através dessa reserva, de forma mais completa e vivida nutrir o conhecimento que tiveram de mim.” (prólogo dos Essais, 1595.
Obrigada Varda, que com a sua presença irreverente e jovial nos ajudou a melhor compreender toda a sua vida!
E para o ano há mais…

Sem comentários: