quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Milhares de indígenas colombianos chegam hoje a Bogotá


Depois de uma longa marcha de mais de 500 km começada há 10 dias, muitos milhares de indígenas de diferentes comunidades chegam hoje à capital para exigir os seus direitos.

Como planeado, chegarão a Bogotá pelo sul e vão concentrar-se nas instalações da Universidade Nacional, onde ficarãonos dias que pretendem permanecer na capital. Os organizadores da "Minga", como é designada esta mobilização popular e indígena, esperam que participem cerca de 40 mil de quse todos os cerca de cem grupos aborígenes da Colômbia. Amanhã juntam-se na Praça Bolívar, e no sábado realizam uma reunião com representantes de organizações internacionais.

O principal objetivo é apresentar as suas reivindicações ao governo e ao Congresso da República, sobre a cedência de terrenos, o respeito pelos direitos humanos e garantias relativas a uma melhoria das condições de vida destas comunidades.

A Minga teve início no dia 11 de Outubro com um enorme movimento nacional em protesto contra o assassinato de vários líderes indígenas.

Dados da Organização Nacional Indígena da Colômbia indicam que, até agora, este ano, foram mortas cerca de 70 membros de diferentes aldeias, principalmente nas mãos das forças de segurança. Feliciano Valência, um dos líderes, disse que o objectivo é o de exigir o cumprimento, por parte do governo, de acordos assinados com a população indígena e que não foram cumpridos. Pedem também justiça para os crimes contra os aborígines e os dirigentes sindicais. Nos últimos dias, o movimento sindical denunciou o assassinato de mais de quatrocentos dirigentes sindicais no decurso do governo de Álvaro Uribe, apoiado pela administração norte-americana.

Sem comentários: