sábado, 16 de agosto de 2008

"Vieira - O Céu na Terra"


No belíssimo enquadramento do Convento do Carmo, o Teatro Nacional de D. Maria II representou entre os dias 22 de Julho e 16 de Agosto "Vieira - O céu da Terra", momentos da vida deste jesuíta que desempenhou um diversificado conjunto de funções na Corte de D. João IV e no Brasil entre colonos, indios e escravos.
Mas fica particularmente assinalada a conduta profética e o apoio de Vieira às profecias do Bandarra e do V Império relativas à união de todos os povos, num reino cristão de justiça, em que outros credos estariam presentes mas secundários, gozando de justiça, paz e amor.

A sua defesa da libertação dos escravos e dos índios, explorados e escravizados para garantirem a riqueza do açucar e dos judeus e cristãos novos é acompanhada pela abordagem crítica dos comportamentos da nobreza, da Igreja e dos comerciantes. E acaba por levá-lo às prisões da Inquisição.

Problemas sonoros não resolvidos satisfatòriamente dificultaram a audição de algumas passagens. Em contraste com um bom desenho de luz de Orlando Worm.

José Henrique Neto (Vieira) e Félix Fontoura (o escravo liberto Nestor) são os personagens centrais, com bom desempenho. Marques d´Arede (D.João IV), Carmen Santos (raínha D. Luísa de Gusmão), João Lagarto (o inquisidor) e António Banha (burguês mercador), num plano mais secundário, também.
O texto sobre obras de Vieira é de Miguel Real e Filomena Oliveira.
A encenação foi de Filomena Oliveira

Sem comentários: