sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Georgia desencadeia guerra contra a Ossetia do Sul e Putin disse que Rússia reagirá à morte de cidadãos russos já ocorrida


A Georgia atacou hoje (nossa madrugada, manhã no local) a cidade de Tkverneti, capital da Ossétia do Sul, com cinco caças bombardeiros que atacaram também uma coluna de apoio humanitário àquela região. No ataque, a Geórgia usou também tanques e infantaria. Já no passado dia 1, a Geórgia com outro bombardeamento matara seis pessoas nesta região e ferira outras sete.
A Geórgia tem sido o aliado mais seguidista de Washington. E a mão dura contra a oposição interna cresce...As acusações aos actuais dirigentes de repressão e corrupção e perseguição à liberdade de imprensa, mesmo quando denunciados pela Amnistia Internacional, não têm gerado pressões dos governos ocidentais, que uma vez mais usam dois pesos e duas medidas...
Um morteiro dirigido à missão de paz russa na Ossétia do Sul matou vários cidadãos russos e feeriu outros que integravam, a missão que tem feito um esforço para mediar a Geórgia e a Ossétia do Sul e encontrar uma solução pacífica para o conflito. O presidente georgiano, Saakasvili, ao lado com Bush declarou ontem uma paz unilateral mas...horas depois desencadeou o bombardeamento brutal cujo balanço de vítimas civis ainda se aguarda.
O Parlamento e muitos edifícios estão a arder.

Por outro lado, na costa russa do Mar negro, na estância balnear de Sotchi, morreu hoje mais um casal vítima de uma bomba deixada na rua. Estes ataques têm antecedentes.

A Ossétia, no sul do Cáucaso, tem uma população maioritàriamente de origem persa, e esteve integrada na Geórgia quando esta integrava a URSS mas separou-se desta quando a Geórgia declarou a independência, declarando também a sua independência que não tem tido reconhecimento de organismos internacionais.

Mais uma zona a exigir uma concentração de esforços solidários em todo o mundo...

Sem comentários: