sexta-feira, 4 de julho de 2008

Atentado á escola Querubim Lapa


Quando há uns anos atrás, sendo eu vereador da Educação, se iniciou a atribuição de nomes ès escolas do 1º ciclo do ensino básico, então apenas identificadas por números, a escola da Rua de Campolide, que há muito tempo dispunha de azulejos de mestre Querubim Lapa, foi uma das primeiras em que isso aconteceu.

Um grupo de amigos do artista, a Junta de Freguesia e a escola foram unânimes. Na entrada, novos azulejos seus deram o nome à escola.

Em escolas como esta e não só, quaisquer obras de reabilitação têm que ser fiscalizadas pela CML e não foram, têm que ter planos de salvaguarda de elementos notáveis e não tiveram. E a mais elementar lucidez recomendaria uma consulta ao artista o que também não foi feito. Um vereador não pode desconhecer as obras que se realizam nas escolas da sua tutela e desculpar-se com isso. Menos ainda a Junta de Freguesia, em maior proximidade, até porque pagou a obra, a deve acompanhar.

Querubim Lapa dispôs-se, numa visita de todos à escola, a reparar com trabalhos novos os que foram destruídos. Que aos restantes isto sirva de exemplo!

Sem comentários: