sexta-feira, 11 de abril de 2014

Os cães ladram mas a caravana passa

O comentário de Assunção Esteves "Isso é lá com eles" revela duas coisas: que Assunção Esteves não tem perfil para o cargo e que pretende afastar da presença pontual nas instituições pessoas que, reconhecidamente, desempenharam papel importante na conquista das liberdades. A reacção que teve revela o reconhecimento de que PSD e CDS

deixaram de ter base de apoio às suas políticas, hoje numa nova fase, mas reiteradamente ao longo ao longo destes 40 anos, no governo como fora dele.
O 25 de Abril foi uma revolução inacabada, por isso e pelo golpe que alguns militares de direita prepararam para "matar os comunistas", com o apoio do MDLP, do ELP e da estrutura que o cónego Melo montara, todos ligados entre si, com um papel dirigente que a CIA quiz assumir, através de Carlucci, embaixador dos EUA, que dirigia a estação da CIA entre nós com variados agentes e colaboradores nacionais. O PSD e o CDS estiveram em cheio nisso. Mas o PS teve no plano civil o papel dirigente. O percurso deste golpe não conduziu aos fins pretendidos e tudo foi feito a partir daí para retirar da nossa vida os valores e conquistas de Abril que se mantinham.
Mas as pessoas que fizeram o 25 de Abril, muitas delas, ainda aí estão, felizmente. E, negando-lhes uma atitude simbólica também as estão a querer tirar das nossas vidas.
Assunção Esteves e outras instituições que, no silêncio, a apoiam querem
varrer da nossa vida colectiva, representantes de uma gesta heróica a que, se associou de imediado o nosso povo. Como Cavaco quiz fazer com Salgueiro Maia... Como o "arco da governação" quiz fazer com Vasco Gonçalves. 
Mas a questão é que eles estão a vêr o filme ao contrário. O barro dos seus pés desfaz-se. E ainda alguma coisa lhes irá acontecer e muita coisa os portugueses construirão porque sâo eles que sentem a Pátria e a Nação que os outros deixaram de sentir.

2 comentários:

Anónimo disse...

António
É assim mesmo. Muito bem dito/escrito!!!
Maria

Anónimo disse...

Raptei !! E,aqui deixei : https://www.facebook.com/basilio.jl?ref=tn_tnmn

deixo igualmente um abraco e um ate'amanha camarada