segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Urbano Tavares Rodrigues: um escritor que não calaram

De férias, só hoje tive acesso um computador para deixar breves palavras sobre um Homem com quem tive o privilégio de partilhar a luta clandestina, semi-legal e em liberdade.

Já disseram muita coisa sobre o Urbano nestes dias.Quase todas certas. Ser comunista, convicto, coexistiu nele com uma grande capacidade de conviver com pessoas com outros ideais e  a capacidade de analisar outras escritas e outros escritores.Com uma grande serenidade não gastava palavras, indo directamente à  ideia clara para o debate. Respeitava os outros, com grande delicadeza e humanidade, mas era clara a expressão das idéias e propostas distintivas da sua condição de  militante comunista, de uma enraízada formação marxista.
Foi o seu não compromisso com a direita ou o "arco do poder"  que fez com que diversos poderes não tivessem premiado o Escritor em vida.
A .leitura da sua abundante produção literária ajuda-nos, com tratamento particular para as desigualdades e as relações de amor tão presentes presente na obra, que o leitor que o não conheceu
poderá conhecer o Escritor e o Homem.

2 comentários:

m.joão disse...

Morreu um homem bom, pelo que diz quem o conheceu. E é essa a imagem com que ficamos quando lemos coisas dele.

Continuação de boas férias, mas olha que já ninguém vai de férias sem ter assegurado o acesso fácil à net! Ou pelo menos ao inevitável e quotidiano facebook...

(estou a brincar)

Bjinhosss
MJoão

Anónimo disse...

Maravilhoso o homem e o escritor. Ambos conheci e gostei muito.