domingo, 1 de dezembro de 2013

Duas notícias sobre a Síria


Quem protege os cristãos da Síria?
Cristãos identificados e detidos por milícias

Cidade do Vaticano, 26 nov 2013 (Ecclesia) – A Agência Fides, do Vaticano, noticia um ataque à cidade de Dayr Atiyah, na Síria, com dois atentados suicidas por parte de grupos islâmicos que “espalharam terror, morte e destruição”.
Massacre de crianças cristãs na Síria feito pelos milicianos jihadistas
(anterior a esta notícia)
“Os milicianos entraram no hospital municipal e fizeram reféns os doentes. O museu de Dayr Atiyah, com milhares de obras e valiosos achados arqueológicos, foi devastado. As mesquitas e as igrejas foram danificadas. Inúmeras casais saqueadas, civis capturados e usados como escudos humanos”, informa Fides.
Um sacerdote, que pediu anonimato, apelou à comunidade internacional e à Santa Sé que se mobilizem para que os reféns sejam libertados e a cidade, cerca de 87 quilómetros a nordeste da capital Damasco, seja salva.
A Agência Fides revela que a população de Dayr Atiyah, cerca de 25 mil  pessoas, começou a fugir e a sair da cidade mas os grupos islâmicos examinam todos os documen

tos e mantêm os “cristãos sob identificação”.
“Um padre ortodoxo grego teve de dizer que é casado e permitiram que saísse porque o seu nome é árabe e não tinha ascendência ou referência cristã”, exemplificam as fontes citadas, sob anonimato, por motivos de segurança.
Antes deste ataque a cidade de Dayr Atiyah era lugar de refúgio de “centenas de pessoas” vindas de Qara, a cerca de 90 quilómetros da capital.
28/11/2013 09h46 - Atualizado em 28/11/2013 09h46

Exército da Síria ocupa cidade estratégica ao norte de Damasco, Dayr Atiyah, na região de Qalamoun, foi dominada, segundo a TV estatal.Segundo o OSDH, o governo expulsou quase todos os jihadistas do Iraque.

Da France Presse
O exército sírio tomou o controle nesta quinta-feira (28) de Deir Attiya, uma cidade estratégica na conquista da região de Qalamoun, ao norte de Damasco, anunciou a televisão estatal.
"Nosso exército heroico assumiu o controle de Deir Attiya, na província de Damasco, depois de esmagar os últimos bastiões terroristas nesta cidade", indicou uma fonte militar citada pela televisão.
"Esta manhã, o exército conseguiu, depois de caçar terroristas nos locais onde estavam escondidos, limpar a cidade e matar muitos deles, depois de quatro dias de luta", disse um oficial da segurança em Damasco.
"As operações continuam nos arredores da cidade", acrescentou.
Combates na cidade que terminaram com a vitória das forças governamentais

Sem comentários: