domingo, 14 de outubro de 2012

Em S. Bento foi assim e Aquilino Ribeiro Machado lá estaria


Foram milhares os trabalhadores que, vindos nas marchas há dias iniciadas em Braga e em Faro, se juntaram na P. Figueira e rumaram a S. Bento para expressar o seu protesto em frente à Assembleia da República.
A luta vai continuar, o governo começa a não ter condições para governar.

A proposta de OE que o Governo apresentará à Assembleia já reflectirá o impacto destas lutas mas será um mau orçamento baseado num aumento muito grave da carga fiscal,  aumentos de IMI enormes,que afectarão particularmente os que menos ganham ou que auferem subsídios vitais para a sua sobrevivência,, ou para equilibrar orçamentos impossíveis, inviabilizados por todos os lados.
Estou certo que se Aquilino Ribeiro Machado ainda fosse vivo, e tivesse saúde para isso, teria marchado ao nosso lado. Aquilino foi um dos socialistas com que trabalhei de perto, que apesar das naturais diferenças de opinião, sabiam as consequências do nome socialista, sabiam de que lado, em termos de alianças, deveriam estar, e que, certamente, teria colocado reservas à inaceitável proposta de ontem de Jorge Sampaio, em querer reeditar um bloco central sob a égide de Cavaco e sabendo que os últimos anos revelaram que não será daí que virão salvações "nacionais".

Com os seus inconfundíveis casacos e boné de tweed, teria estado uma vez mais com os trabalhadores.
Aquilino prosseguiria um combate que teve o seu primeiro ponto alto como primeiro presidente da câmara de Lisboa a ser democraticamente eleito após a Revolução de Abril, cargo que exerceu entre 1977 e 1980. Aquilino Ribeiro Machado, co-fundador e militante do PS, foi o primeiro presidente da câmara de Lisboa a ser  eleito após a Revolução de Abril. Filho do escritor Aquilino Ribeiro e neto de Bernardino Machado, último Presidente da I República, Aquilino Ribeiro Machado, nasceu na Ile de France, Paris, e foi engenheiro de profissão, co-fundador do Partido Socialista e deputado. 
A CGTP-IN prestou-lhe homenagem bem como a Nuno Grande, outro grande democrata, que nos deixaria ao mesmo tempo..

1 comentário:

Anónimo disse...

e foi MUITO BOM!
mg